Últimas Notícias

Estudo aponta dias de maior movimentação em aeroportos dos Jogos de 2016


Um levantamento realizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República apresenta as estimativas da movimentação de passageiros por hora e por dia nos dez principais aeroportos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O objetivo do estudo é preparar os terminais brasileiros e as companhias aéreas para os 11 mil atletas, membros de delegações e turistas de 206 países. Esse público soma mais de 1 milhão de passageiros que devem circular pelos 39 aeroportos envolvidos na operação aérea especialmente planejada para o evento.

A pesquisa identificou, de 1º de agosto a 24 de setembro de 2016, os dias de maior movimentação dos 10 principais aeroportos envolvidos na programação das Olimpíadas: Galeão (RJ), no dia 22/08; Santos Dumont (RJ), em 5, 19 e 26/08; Guarulhos (SP), no dia 22/08; Congonhas (SP), em 12/09; Viracopos (SP), dia 22/08; Brasília (DF), em 22/08; e Confins (BH), 15/08.

Os dias 22, 15 e 5 de agosto serão os de maior movimentação média diária nos 10 terminais analisados, com expectativa de circulação de, respectivamente, 405 mil, 393 mil e 388 mil passageiros. O dia 22 sucede o encerramento dos Jogos Olímpicos; o dia 15 é a segunda-feira posterior ao fim de semana no qual devem ser disputadas cerca de 60 medalhas de ouro, quase 20% do total, nas modalidades de natação, atletismo e ginástica artística - esportes que atraem, via de regra, um grande público; e no dia 5 ocorre a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas.

Para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, o dia mais movimentado será 16 de setembro, uma sexta-feira, que corresponde ao quinto dia mais movimentado para todo o período do levantamento, com estimativa de 377 mil passageiros em trânsito pelos terminais analisados.

“De posse desses dados, os gestores aeroportuários poderão se preparar de forma mais assertiva e melhor dimensionar seus recursos humanos e equipamentos para atender os horários e dias de maior movimentação em seus aeroportos. O grande fluxo de autoridades e delegações desportivas internacionais, o manuseio dos equipamentos para as competições, os atletas paraolímpicos, além de animais exige um tratamento adequado para essas especificidades. O relatório também auxilia na gestão das empresas aéreas”, avalia o secretário executivo da Secretaria de Aviação da Presidência da República, Guilherme Ramalho.

As projeções poderão ser alteradas à medida em que novos voos não regulares forem alocados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A cada 30 dias, essa base de dados com a oferta dos assentos é modificada e consequentemente as estimativas do estudo são atualizadas.

Foto: Ministério do Esporte

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar