Últimas Notícias

Engenhão é apresentado após passar por adequações para os Jogos de 2016

Foto: Rio 2016
Palco do atletismo e de algumas partidas de futebol nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão) foi apresentado na quinta-feira (12). O local passou por obras de adaptação e adequações elétricas que receberam investimento de R$ 52 milhões da prefeitura da cidade olímpica.

Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Engenhão passou por mudanças para sediar os Jogos de 2016. Com a instalação de arquibancadas temporárias nos setores Norte e Sul, o estádio aumentou sua capacidade de público de 45 mil para 60 mil espectadores. Na área de competição, a pista principal e a de aquecimento foram substituídas.

Outras importantes intervenções foram feitas na parte elétrica, adequada para atender requisitos de novas tecnologias de transmissão e exigências dos Jogos. Foram alterados os sistemas de distribuição de energia, som e iluminação; a infraestrutura para passagem de cabos do sistema de cronometragem, energia e transmissão; aumento do número de câmeras de segurança; instalação de bebedouros; construção de banheiros acessíveis; pintura e limpeza; adequações de acessibilidade para público e atletas cadeirantes; e recuperação de paredes e pisos.

"Foi feita a recuperação de banheiros, elevadores, de ar condicionado, dos equipamentos de proteção contra incêndio, de sonorização.  A pista que estava muito antiga - usada no Pan 2007-  foi toda trocada, assim como a pista de aquecimento lá fora. Boa parte do custo aqui foi operação de pista e a parte de energia. A Olimpíada exige da gente uma redundância, duas redes, além dos geradores. E acaba sendo um legado importante para o Engenhão", explicou o prefeito Eduardo Paes.

A prefeitura do Rio ainda construiu a estrutura metálica que abrigará o painel eletrônico de resultados, que terá 30 metros de comprimento por nove de altura. O telão utilizará a tecnologia de LED e será o maior já instalado em estádios. Atletas e público poderão acompanhar nele os resultados e assistir novamente aos melhores momentos das provas. A tecnologia será montada pelo Comitê Organizador Rio 2016.

A partir do sábado (14), o Engenhão recebe o Campeonato Ibero-Americano de atletismo, evento-teste da instalação. As provas vão até segunda-feira (16). A competição reunirá 300 atletas de 25 países. Depois, entre 18 e 21 de maio, será a vez de o estádio sediar o Open Internacional de Atletismo Paralímpico.

No evento de entrega do estádio, nesta quinta-feira, Paes reforçou que a condução dos Jogos Olímpicos não será afetada com as mudanças na presidência do país. "Esse é um assunto que perpassa disputas políticas, perpassa administrações. A presidenta Dilma vinha tratando de forma muito correta as Olimpíadas e assim continuará com o presidente Michel Temer. É importante que a gente entenda que esta é uma agenda da nação brasileira, do país, não é agenda de um ou outro partido".

Cobertura do estádio

A cobertura do Engenhão também passou por obras nos últimos anos. O estádio foi interditado e ficou fechado por quase dois anos para a reforma da estrutura que estava com risco de desabamento. "No primeiro semestre de 2013, nos foi apresentado o laudo da empresa alemã SBP que condenava a estrutura da cobertura, mais especificamente os arcos e o telhado. Considerando a segurança, a Prefeitura chamou o Botafogo, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e comunicamos que faríamos a interdição do estádio. Após essa interdição, o consórcio que finalizou a construção do estádio contratou especialistas para desenvolver o projeto de reforço da cobertura, e a prefeitura nomeou uma comissão de notáveis para acompanhar a execução desse projeto e da obra de recuperação",  relembrou o Alexandre Pinto, secretário municipal de Obras

A obra terminou no fim de 2015, mas houve partidas dos campeonatos carioca e brasileiro ao longo do ano. “Mudamos o sistema estrutural da cobertura, antes era em arcos, e agora é em treliças, e colocamos mais de 1300 toneladas de aço nesta nova estrutura. A obra terminou, com todos os acabamentos, no fim de 2015, mas antes disso já havia segurança perfeita para colocar gente no estádio. Tivemos alguns jogos no ano passado. A prefeitura não colocou um real nisso. Existe uma briga judicial entre o consórcio que terminou a obra e o primeiro consórcio que executava as obras, e a Justiça vai dizer quem vai arcar com os custos", acrescentou o secretário.

Praça

No entorno do estádio, o destaque é a Praça do Trem, que teve os galpões restaurados e recebeu nova iluminação, paisagismo, reparos na rede de drenagem e pavimentação. A Praça do Trem tem aproximadamente 35 mil metros quadrados e recebeu um conjunto de melhorias urbanísticas e construção de calçadas e ciclovia. O projeto incluiu uma esplanada acessível para facilitar a circulação e atender a logística de operação dos Jogos. Após o evento, será uma praça com mobiliários urbanos. Durante os Jogos, será o principal acesso do público ao Engenhão.

Cerca de 90 árvores foram plantadas, respeitando a visibilidade dos galpões. A iluminação utiliza lâmpadas de LED e 15km de dutovias para garantir eficiência energética e permitir o uso do local durante a noite. Logo após os Jogos, será inaugurada na Praça do Trem a Nave do Conhecimento Olímpica, instalada em um prédio de dois andares, com salões de mil metros quadrados.

"Eram galpões da Rede Ferroviária Federal que estavam abandonados há muitos anos, o (Carlos) Nuzman conseguiu alguns anos atrás passá-los para propriedade do Comitê Olímpico Brasileiro, a ideia era fazer ali a sede do COB. Quando ganhamos as Olimpíadas, eu pedi a ele que cedesse para a Prefeitura, e fizemos uma grande praça para uma área da cidade que não tem qualquer espaço livre. A área está pronta no modo Jogos, depois ela vai receber equipamentos de lazer.  A Nave do Conhecimento Olímpica vai ser uma espécie de super museu digital", disse Eduardo Paes.

A cabeleireira Cely dos Santos e a técnica de enfermagem Rosimar Simões adoraram a praça. Rosimar mora pertinho e já tem planos de uso do espaço. "Quero fazer exercício, dança. Isso aqui era muito morto, fizeram o Engenhão e não mudou muito. Agora vai melhorar muito pra gente", disse.

Grafite

Quem chega ao Engenhão pela Praça do Trem pode conferir obras dos grafiteiros Airá OCrespo, Cazé, Duim, Gil Faria, Josué, Pakato, Rena e Sark, reunidas pelo Instituto Eixo Rio. Os desenhos estão em um painel de 400 metros quadrados e são inspirados em comportamentos despojados atribuídos aos cariocas e em pontos turísticos como Arcos da Lapa, Maracanã, Corcovado, Praça da Apoteose e Pão de Açúcar.

Além da reforma da praça, o projeto de revitalização dos arredores do Engenhão, iniciado em 2014, inclui a reurbanização das ruas do entorno do estádio. Na primeira fase, entregue em janeiro de 2015, foram beneficiadas as ruas que formam o quadrilátero do entorno do estádio. Elas ganharam acessibilidade, novos passeios, meios-fios e sarjetas, uma ciclovia com 2 quilômetros de extensão, além de infraestrutura para nova iluminação e posterior conversão de redes aéreas para subterrâneas.

A segunda parte do projeto contemplou a reurbanização de 32 vias visando à melhoria de acessibilidade no bairro com nova pavimentação de calçadas, recapeamento das faixas de rolamento e realinhamento de meios-fios. Também foram executados serviços de manutenção, limpeza e reforço de captação superficial na rede de águas pluviais, eliminando pontos de alagamento no bairro. O investimento total nas intervenções foi de R$ 115,6 milhões.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar