Últimas Notícias

Brasil faz dobradinha na etapa de Fortaleza do Circuito Mundial de Vôlei de Praia


As duplas brasileiras dominaram a etapa de Fortaleza de Vôlei de Praia, encerrada neste domingo (1º), vencendo tanto no torneio masculino, quanto no feminino.

Masculino

A dupla André Stein e Oscar Brandão superou os alemães Jonathan Erdmann e Kay Matysik no tie-break, após o jogo estar empatado em 1-1 (15/21 e 21/18), Matysik desistiu do duelo com um mal estar. A medalha de bronze ficou com os mexicanos Virgen e Ontiveros.

A campanha de Oscar e André Stein contou com sete vitórias em sete jogos e somente um set perdido. Eles já haviam conquistado um bom resultado na última semana, ao ficarem na quarta colocação da etapa cearense do Circuito Brasileiro. Oscar comentou sobre a emoção de subir ao pódio do Circuito Mundial pela primeira vez na carreira.

"Quando vi que ele (Matysik) não teria mais condições de continuar, caí no chão. É difícil controlar os pensamentos e tudo que passa na cabeça neste momento. Tenho muito que agradecer ao André, ao meu time, minha esposa. Esse título é da torcida também, nos empurraram demais nessa virada. Agora quero aproveitar, desfrutar desta conquista que vai ficar marcada no coração. Fortaleza será sempre um lugar especial para mim".

O time alemão começou impondo um ritmo muito forte e vencendo com facilidade o primeiro set. Para André Stein, a chave para vencer foi ouvir os gritos de incentivo da torcida, que fez a dupla brasileira virar o segundo set e levar o jogo para o tie-break.

"Acho que a maior emoção que já senti em um jogo ocorreu no final do segundo set, quando conseguimos buscar o jogo e levar para o tie-break. O barulho e vibração da torcida me deu uma energia, algo arrepiante. Representar o Brasil, que tem tantas duplas boas, é um orgulho. E ser campeão dentro do país é ainda melhor", disse André.

A medalha de bronze ficou com os mexicanos Virgen e Ontiveros, que superaram os primos chilenos Marco e Esteban Grimalt por 2 sets a 0 (21/13, 21/17), em 40 minutos. O time do Chile é comandado pelo ex-jogador brasileiro Eduardo Garrido, medalhista pan-americano em 1999, no Canadá.


Feminino

No torneio feminino, as duplas brasileiras dominaram o pódio da etapa. Duda e Elize Maia (SE/ES) superaram Juliana/Taiana (CE) por 2 sets a 0 (21/17, 21/18) na final e com o bronze de Lili e Rebecca, que superaram Matauatu/Pata, de Vanuatu, por 2 sets a 0 (21/19, 21/19).

Foi a segunda medalha de ouro da dupla brasileira, que havia vencido o Open de Maceió (AL), em fevereiro. Em oito eventos do Circuito Mundial, Duda e Elize somam ainda uma medalha de prata e um bronze. A campanha das campeãs contou com sete vitórias em sete jogos e apenas um set perdido, durante as quartas de final. Após a partida, Duda analisou a primeira vitória contra as adversárias e a evolução ao lado de Elize.

"Juliana/Taiana são uma dupla difícil, nosso jogo não encaixou contra elas na etapa de Natal. Mas estudamos muito, assistimos aos jogos dela. É um jogo muito equilibrado e estudado, felizmente deu tudo certo. Estamos observando uma evolução no nosso time e isso motiva, vamos correr atrás do nosso sonho que é defender o Brasil em 2020".

Para Elize Maia, pensar ponto a ponto e não se abater com erros foi fundamental para vencer Juliana e Taiana, que possuem no currículo diversas conquistas internacionais.

"Da primeira vez disse que a ficha não tinha caído. Mas parece que aconteceu novamente. As meninas jogaram muito bem e valorizaram nossa medalha. Pensamos ponto por ponto e isso ajudou a controlar a ansiedade, ficamos concentradas. Quando vimos, o placar estava próximo do final e o ouro próximo. Esse foi mais um objetivo alcançado", disse Elize Maia, emocionada.

A prata foi a primeira medalha de Circuito Mundial para Juliana e Taiana, que se juntaram em janeiro deste ano. Juliana possui 92 medalhas em etapas do tour internacional, enquanto Taiana conquista seu 15º pódio em uma etapa.

O Brasil também ficou com bronze com a vitória de Lili e Rebecca, empurradas pela torcida que lotou a arena em Fortaleza. As brasileiras tiveram garra para superar o placar adverso no segundo set, fechando a partida sem a necessidade do tie-break. Rebecca, que nasceu e mora na capital cearense, comentou a alegria pelo pódio.

"Conseguimos um quarto lugar no Brasileiro, e agora um terceiro no Circuito Mundial. Ainda mais sendo em casa, com minha filha na arquibancada assistindo. Não sei como descrever em palavras essa alegria e felicidade. Tivemos jogos muito difíceis, mas acredito que merecíamos demais essa vitória para levarmos a medalha para casa", disse Rebecca.

Foi a segunda medalha de Lili e Rebecca, que haviam sido bronze na etapa da Argentina do Circuito Mundial 2014. Lili possui ainda uma prata e dois bronzes com outras parceiras, enquanto Rebecca só disputou etapas internacionais ao lado da capixaba. Lili comentou sobre a postura do time, que se reergueu após a semifinal.

"Sabia que seria um jogo muito duro, elas superaram o ótimo time da Holanda. E ainda estamos ajustando o time, essa medalha tem um gostinho de ouro. No final, perdendo o segundo set, olhei para a Rebecca e disse que merecemos esse bronze. Essa energia no final, de bater na mão, essa garra fez com que ganhássemos essa medalha. Estou orgulhosa da nossa postura no torneio", destacou Lili.

Fotos: CBV

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar