Últimas Notícias

Brasil estreia contra Portugal na Copa Internacional de Judô



O sorteio realizado no final da tarde desta quinta-feira (05), no Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas (BA), definiu a chave da Copa Internacional de Seleções. 

O Brasil, como equipe anfitrião, foi o cabeça-de-chave número um, ao lado de Japão, Geórgia e Rússia, três primeiros colocados no último Mundial Sub 21, disputado em 2015, em Abu Dhabi. Os atletas brasileiros terão como primeiro adversário a equipe de Portugal. Nesse duelo, o confronto que mais desperta interesse será na categoria meio médio, entre Rafael Macedo, campeão mundial Sub 21 em 2014, e João Manuel Martinho, medalhista de bronze no Campeonato Europeu Sub 21 2015.

“Não tenho preferência de escola para lutar. Uns lutam melhor contra os asiáticos, que são mais técnicos, outros com os europeus, que têm um estilo mais de força. Eu acho que devemos estar preparados para qualquer tipo de adversário e, em verdade, essa competição vai nos ajudar muito nesse sentido”, disse Rafael.

Quem vencer esse confronto, pega o vencedor de Rússia e Itália. Potência do judô mundial, a Rússia ficou com o bronze no mundial por equipes sub 21 em 2015 e tem como destaque o campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014 e vice-campeão mundial júnior de 2014, Mikhail Igolnikov (90kg). Já a Itália é capitaneada por Angelo Pantano, quinto colocado no Aberto Europeu de Sofia esse ano, competição sênior.

Técnico da seleção masculina Sub 21, Douglas Vieira, que comandará a equipe brasileira na Copa, enalteceu a oportunidade de intercâmbio com judocas de diferentes origens. 


"Isso é muito importante para o desenvolvimento técnico do atleta. Poder ter acesso a diversidade de técnicas e estilos que uma competição e o treinamento de campo que faremos ao final vai proporcionar é algo muito positivo", afirmou. 


Do outro lado da chave, o Japão, atual campeão mundial Sub 21, tem entre os judocas convocados dois destaques. O peso-pesado Genta Tanaka (+100kg) foi vice-campeão mundial júnior em 2015 e o meio-leve (66kg) Ryushiro Shimada é o atual campeão asiático Sub 21. O forte time japonês faz sua estreia contra a Grã-Bretanha. O meio pesado Adam Hall, de 28 anos, foi o atleta sênior escolhido para compor a delegação e conquistou um bronze na Copa Europeia de Londres.

A Geórgia, cabeça-de-chave número 3, pega a Alemanha nas quartas-de-final. Em 2015, os georgianos ficaram com a prata na final por equipes contra o Japão, também trouxeram um time de peso. Entre os principais nomes estão Tamazi Kirakozashvili (73kg), medalhista de prata no último mundial júnior, Irakli Kupatadze, bronze mundial na categoria superligeiro (55kg) e Giorgi Katsiashvili (73kg), vice-campeão do Aberto Europeu Sênior de Sofia em 2016. Já a Alemanha tem como maior destaque o médio (90kg) Sandro Makatsaria, medalhista de bronze nas Copas Europeias Sub 21 de Leibnitiz em 2015 e de São Petersburgo em 2016.

Cada confronto terá sete lutas, uma por categoria de peso: ligeiro (60kg), meio-leve (66kg), leve (73kg), meio-médio (81kg), médio (90kg), meio-pesado (100kg) e pesado (+100kg). Na sexta-feira, 07, a partir das 17h (horário de Brasília), serão realizados os duelos da primeira fase, válida como quartas-de-final, que terá quatro confrontos. Os vencedores de cada confronto se enfrentam nas semifinais e os derrotados farão a repescagem. Tudo isso já na sábado, 08, segundo dia de evento, a partir das 9h (horário de Brasília). As duas disputas de bronze e a final acontecerão no domingo, 08, às 9h (horário de Brasília).


Após a competição, os países continuam em Lauro de Freitas para treinamento de campo também no CT da CBJ, nos dias 09 e 10 de maio. 

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar