Últimas Notícias

Brasil domina Pan-Americano de Judô e fecha competição em primeiro lugar com 17 medalhas


Mais uma vez, o judô brasileiro confirmou sua hegemonia continental fechando o Campeonato Pan-Americano, realizado em Havana (CUB), em primeiro lugar geral com 17 pódios. Foram sete ouros, quatro pratas e seis bronzes conquistados pelos brasileiros na competição que se encerrou neste sábado, 30, com destaques para os ouros de Rafael Silva (+100kg) e Tiago Camilo (90kg). 

"São cinco títulos pan-americanos. Estou muito feliz pela maneira como eu lutei. Venho me sentindo cada vez melhor no tatame, meu judô vem saindo desde as últimas competições o que me dá muita felicidade. Conseguir lutar como eu sempre lutei ainda mais agora perto dos Jogos", disse Tiago.

Depois de conquistar nove medalhas no primeiro dia do evento, a seleção teve novamente representantes nas finais de todas as categorias disputadas neste sábado. O peso-pesado masculino foi decidido entre Baby e David Moura, que brigam ponto a ponto por uma vaga nos Jogos do Rio. Assim como no bronze do Grand Prix de Samsun, o duelo foi para o golden score e Rafael Silva levou a melhor sobre o compatriota pontuando com um waza-ari. 

Além deles, Tiago Camilo também se garantiu na disputa pelo ouro onde enfrentou o americano Colton Brown, venceu por ippon e levou seu quinto título pan-americano.

Na final do meio-pesado, Mayra Aguiar e a americana Kayla Harrison reeditaram o clássico mundial da categoria que, diferentemente da final do Grand Slam de Paris deste ano, terminou com vitória para a americana.

"Fiz lutas muito duras durante a competição. As duas cubanas que enfrentei são adversárias fortíssimas. Com certeza, uma delas vai estar brigando nos Jogos. Olhando friamente, fiz uma competição boa. Infelizmente, o que me deixa mais triste foi pela final ter sido tão rápida. Mesmo se ela tivesse ganhado e eu tivesse lutado mais eu ficaria mais feliz. Ela é uma atleta muito forte no chão e acabou me surpreendendo, pegando meu braço. Levo como mais uma experiência e mantenho o foco totalmente na Olimpíada", avaliou a brasileira. 

Maria Suelen Altheman também lutou pelo ouro contra uma velha conhecida, a cubana Idalys Ortiz, campeã olímpica e mundial. Em duelo equilibrado, Suelen forçou uma punição para a adversária, mas sofreu três e terminou com a prata.

"É um campeonato muito importante para a gente por causa da pontuação. Chegar na final para mim foi uma vitória, porque ano passado eu não participei. A final foi disputada, eu consegui fazer algumas pegadas que eu havia treinado para fazer com ela e estou vendo que cada vez evoluo mais um pouco. Um degrau de cada vez rumo aos Jogos", disse Suelen.  

Rochele Nunes (+78kg) garantiu a dobradinha brasileira no pódio do pesado feminino ao derrotar a mexicana Vanessa Zambotti por um yuko na disputa do bronze. 

Além dela, Luciano Corrêa (100kg) e Victor Penalber (81kg) também voltaram de Havana com o bronze no peito. O meio-pesado derrotou o americano Ajax Tadehara, enquanto Penalber venceu o salvadorenho Juan Turcios.

A médio Maria Portela bateu na trave e ficou em quinto, perdendo na semifinal para a canadense Kelita Zupancic e na disputa de terceiro para Elvismar Rodriguez, ambas por uma punição apenas. 

O próximo compromisso da seleção é o Grand Slam a ser realizado em Baku. Parte da delegação que está em Cuba embarca direto para o Azerbaijão nesta segunda-feira. A competição será já no próximo final de semana. 

Foto: CBJ

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar