Últimas Notícias

Atletas brasileiros se reúnem no programa de integração para os Jogos de 2016

Foto: COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu no último dia 17, em sua sede no Rio de Janeiro, mais de 50 atletas classificados ou com chances de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. Este é o terceiro encontro, na sede do COB, do Programa de Integração Time Brasil 2016, que tem o objetivo de informar aos atletas os preparativos do COB para a Missão Brasileira e promover a troca de experiências entre eles. 

Semana passada foi realizado o encontro com os atletas das seleções brasileiras de vôlei, no Centro de Treinamento da modalidade, em Saquarema. Mais de 140 atletas já participaram dos encontros de integração promovidos pelo COB desde o seu início, há pouco mais de dois meses. O Brasil contará com uma delegação recorde nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Até o momento, o país já tem 434 vagas garantidas.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e Bernard Rajzman, chefe da missão brasileira para os Jogos Rio 2016, recepcionaram os atletas na abertura do evento, que contemplou atletismo, boxe, canoagem slalom, esgrima, lutas, taekwondo, tiro esportivo, vela e vôlei de praia. Os atletas participaram de dinâmicas e assistiram a palestras com informações sobre todos os aspectos da Missão Brasileira para os Jogos Rio 2016, como Vila Olímpica, Espaço Time Brasil, uniformes, transporte, treinamento entre outros.

"Nada se compara a estar em uma edição de Jogos Olímpicos. É uma experiência e uma emoção diferente. Gostaria de transmitir confiança para vocês, que já passaram por um longo caminho até chegar aqui, e ainda terão uma nova estrada pela frente. Vocês são a razão de ser dos Jogos Olímpicos e o futuro do esporte brasileiro", afirmou Nuzman.

Além da troca de experiências entre eles, os atletas também participaram de um bate papo com Gustavo Kuerten. Tricampeão em Roland Garros e ex-número um do mundo, Guga falou sobre suas participações olímpicas em Sydney 2000 e Atenas 2004, o que pode acontecer no entorno do atleta durante os Jogos e oportunidades e cuidados que todos devem ter antes, durante e até mesmo após os Jogos. O encontro também contou com a presença do ator Rodrigo Lombardi e do cantor Toni Garrido, padrinhos do Time Brasil.

"Sempre tenho muito orgulho quando me aproximo desse ambiente olímpico. É importante compartilhar experiências com esses atletas já antevendo o que pode acontecer nos Jogos, tirar um paradigma aqui ou ali da cabeça e criar novas ideias. Esse momento dos Jogos é extraordinário e cada detalhe é muito valioso. É preciso ter um orgulho enorme de fazer parte dele, se comprometer e colocar sua atenção e foco na rotina do dia-a-dia", afirmou Guga.

Joice Silva, da luta olímpica, participou da edição dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e já está classificada para a Rio 2016 na categoria até 58kg. Para Joice, a integração é importante para tirar dúvidas e manter o espírito de amizade e cooperação entre os atletas.

"É fundamental, principalmente para quem vai participar pela primeira vez dos Jogos. É o momento que temos para esclarecer pontos importantes e lembrar de outros que já aconteceram. Além de ser uma oportunidade para encontrar outros atletas, já que cada um tem o seu local de treinamento. É aqui que temos a chance de nos conhecer, familiarizar e criar uma amizade", afirmou a primeira brasileira a conquistar o ouro da luta olímpica em Jogos Pan-americanos, em Toronto 2015.

Atleta do vôlei de praia, Pedro Solberg é um dos participará pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. E ele não esconde a expectativa. "É muito boa essa oportunidade de escutar quem já passou por experiências que eu não vivi. Sei que teremos situações de pressão e de novidades nos Jogos, então ouvir atletas que tiveram bons resultados e que passaram bem por essas situações, é muito legal", disse Solberg, que estreará nos Jogos com formando dupla com Evandro, também presente ao encontro.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar