Últimas Notícias

As Mascotes Olímpicas: Fuwa (Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini)


     FUWA (BEIBEI, JINGJING, HUANHUAN, YINGYING, NINI) - PEQUIM 2008 

Os FUWA (Bonecos da boa sorte) foram criados por  Han Meilin, uma famosa artista chinesa. Os mascotes foram revelados publicamente pela Sociedade Nacional da Literatura Clássica Chinesa, em 11 de Novembro de 2005, em um evento marcando a contagem regressiva de 1000 dias para a Olimpíada.

São cinco Fuwa: 

- Beibei - Um peixe fêmea, que representa o mar e a Europa. As ondas na cabeça são baseados na pintura tradicional chinesa.
- Jingjing - Um panda macho, que representa a floresta e a África. Pinturas de porcelana da dinastia Song (960-1234 DC) foram a inspiração para as flores de lótus na cabeça.
- Huanhuan - O mascote é um macho e representa a Chama Olímpica, o fogo e as Américas. Os desenhos de chama das grutas Mugao inspiraram a decoração na cabeça.
- Yingying - Um antílope tibetano macho, que representa a terra e a Ásia.  Elementos decorativos da China Ocidental aparecem em sua cabeça.
- Nini - Uma andorinha fêmea, que representa o ar e a Oceania. Seu design é inspirado nos desenhos das pipas chinesas.

Cada nome repete a mesma sílaba, uma maneira tradicional chinesa de demonstrar afeição às crianças. A ligação entre os cinco nomes formam a frase: "Beijing Huanying Ni" (北京欢迎你), ou seja: "Beijing dá boas vindas a você". Originalmente chamados de 'The Friendlies', eles foram promovidos como "Fuwa" quando surgiram preocupações de que o primeiro nome poderia ser mal interpretado.

Meilin chegou a desenhar 1000 Fuwas até chegar aos cinco escolhidos. Uma série de 100 episódios de desenhos animados intitulado "The Adventures of Olympic Fuwa" foi exibida em mais de 100 canais de televisão em toda a China, no sistema de TV dos transportes públicos em Pequim e do ferroviário em todo o país.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar