Últimas Notícias

Andando de trem, Sebastian Coe mostra otimismo com os Jogos de 2016

Foto: Brasil 2016

O presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês), Sebastian Coe, visitou o Estádio Olímpico, no Rio de Janeiro, na tarde deste domingo (15/05) e demonstrou otimismo com os Jogos de agosto. Ele disse que teve uma boa impressão do Engenhão, sem dar detalhes, e convocou o público brasileiro a comparecer às disputas da mais nobre das modalidades olímpicas.

“As linhas de visão são boas, eu posso imaginar o estádio cheio. As pessoas têm que comprar ingressos. São Jogos Olímpicos e elas terão a oportunidade de ver na cidade não só os melhores atletas desta geração, mas alguns dos melhores atletas na história do esporte. Usain Bolt estará competindo em várias oportunidades e algumas delas serão de manhã, então não percam a oportunidade de dizer aos seus filhos e netos que você esteve no estádio quando Usain Bolt competiu na sua última Olimpíada”, disse Coe, mencionando o jamaicano bicampeão olímpico e recordista mundial nos 100m e 200m.

A pista azul do estádio, que destoa da tradição de piso marrom para a modalidade, foi motivo de brincadeira. “Tivemos uma pista azul em Londres também, não? Ah, não, sou daltônico”, disse.

Evento-teste
O Engenhão recebe, até esta segunda-feira (16.05), o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. A competição é o evento-teste da modalidade, momento crucial para indicar ajustes. “Passei um tempo com os delegados técnicos, que estão acompanhando como o evento está transcorrendo para os atletas. A grande questão do evento-teste é que te permite absorver todas as coisas sobre as quais você tem que pensar nos próximos 80 dias. Nossa equipe técnica e também o Comitê Organizador estão atentos a isso”, disse Coe, que passou pela experiência de presidir o comitê organizador dos Jogos de Londres 2012.

Bicampeão olímpico nos 1.500m, em Moscou 1980 e Los Angeles 1984, além de medalhista de prata nos 800m nas mesmas edições, Sebastian Coe disse que espera foco dos atletas em agosto e aposta em uma atmosfera bem receptiva na capital fluminense.

“Espero que os atletas cheguem aqui totalmente focados. Os Jogos são o auge da carreira deles. Acho que vão chegar motivados e vão encontrar uma torcida apaixonada. Acho que o Rio vai dar a eles uma recepção fantástica. Com tudo isso junto, acho que vão competir muito bem”, apostou.

Atletismo russo
Coe foi questionado sobre a indefinição da participação russa nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A IAAF suspendeu o atletismo daquele país de todas as competições da modalidade em novembro do ano passado, após investigação de uma comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) revelar a prática sistemática de doping na modalidade. O país precisa provar que avançou na sua operação antidoping e provocou uma mudança de cultura em relação ao tema. O presidente da IAAF disse que aguarda definição do Conselho da entidade, em 17 de junho, e que não vai comentar o assunto antes.

“Como vocês sabem, foi criada uma força-tarefa independente que dará um retorno em junho, em Viena. Eles estão trabalhando muito duro nos últimos quatro, cinco meses para se certificar de que a Rússia seguiu os cinco passos de mudanças que determinamos. Mas eu não vou pré-julgar o que eles vão dizer para o Conselho”, disse.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar