Últimas Notícias

Acusada de fraude na naturalização, esgrimista húngara perde a cidadania brasileira


A esgrimista húngara Emese Takács, que se naturalizou brasileira e conquistou uma das vagas olímpicas da esgrima, teve sua cidadania suspensa.

Ela, que obteve a cidadania brasileira por ter casado com um brasileiro, é acusada de fraude na documentação e de ter forjado o seu casamento. Classificada para os Jogos por ser a segunda no ranking nacional da espada, está temporariamente fora dos jogos do Rio.

A Juíza Anne Karina Stipp, da Quinta vara federal de Curitiba, suspendeu a cidadania de Takács por ter forte indício de que a húngara não tem residência fixa no país, o que é obrigatório para obter cidadania brasileira. O Relatório da Polícia Federal indicou que no último ano antes de sua naturalização, ela passou apenas 56 dias no país.

Takács tem vinte dias para se apresentar perante à juíza e se defender da acusação. O Processo foi movido pelo técnico de esgrima Giocondo Cabral, que treina a esgrimista Amanda Simeão, que ficou em quarto no ranking brasileiro e seria a reserva nos Jogos. O treinador juntou diversas fotos da húngara que estava em seu Facebook, junto de húngaro chamado Attila Szabo, supostamente seu namorado. O Advogado de Cabral, Thiago Paiva Santos, afirma que Emese “iniciou ardilosa operação para se credenciar como brasileira, pois, atuando no Brasil, onde a modalidade ainda não tem grande tradição olímpica, poderia chegar aos Jogos Olímpicos”

Pesa também contra húngara o fato dela não falar português, outra obrigatoriedade para o estrangeiro ter a cidadania brasileira. Cabral ainda afirma que "Tudo indica que o casamento da Emese seja arranjado.Por isso, acho injusto tirar outra brasileira da Olimpíada"

Ao Jornal 'O Globo', Emese negou que seu casamento seja arranjado e cumpriu todas as exigências para a naturalização. A decisão não é definitiva e cabe recurso. Se até primeiro de julho, data limite da inscrição para os Jogos do Rio de Janeiro, Emese Takács não conseguir sua naturalização de volta, ela fica fora das Olimpíadas..

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar