Últimas Notícias

Aberta para o handebol, Arena do Futuro está aprovada para os Jogos de 2016


Com bola verde e amarela entre os equipamentos do handebol para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Arena do Futuro está “muito bonita” e “claro, aprovada, com algumas correções muito pequenas a serem feitas”, segundo o delegado-técnico da Federação Internacional de Handebol(IHF), Patric Strub. 

A instalação, aberta para o evento-teste do Comitê Rio 2016, recebeu um quadrangular encerrado no último domingo (1º), que teve Taubaté como campeão, seguido de Pinheiros, Maringá e Itajaí.

Gostei do ‘look’ e da capacidade para 12.048 pessoas. É a nossa necessidade. Sobre o piso da quadra, primeiro pensamos que iria ficar muito brilhante para a televisão, mas não está, não”, disse o alemão Strub. "Um ponto que também gostei é a quadra de aquecimento que ficará bem ao lado da arena. Assim, os jogadores não têm de se deslocar muito até a área de jogo.”

Strub disse ainda que foi importante a participação dos oficiais técnicos brasileiros que haviam participado do Mundial júnior de Uberlândia/Uberaba 2015 e receberam mais instruções para sua atuação nos Jogos Olímpicos, explicou o delegado da IHF. Da mesma forma, os voluntários também participaram de palestras.

Tablado flutuante será instalado pós-eventos

Daniela Coelho, gerente de handebol do Comitê Rio 2016, diz que os ajustes na arena são relacionados basicamente a acabamento, como pressão de água nos banheiros, que foram usados pela primeira vez, e colocação de ganchos para pendurar roupas. “Também teremos um placar eletrônico maior”, disse Daniela.

O piso da quadra, com faixas, será soldado para os Jogos Olímpicos, porque foi trocado para o evento-teste do goalball, que começou na quarta-feira (4). Ainda pelo cronograma do Comitê Rio 2016, o tablado de madeira flutuante que fica embaixo do piso também só será colocado no fim da série de eventos-teste do Aquece Rio. Assim, a quadra para os Jogos Olímpicos estará mais macia, o que previne lesões e ajuda na impulsão para os jogadores.

Além dos equipamentos, como bola, traves do gol e cores adequadas para todos (incluindo o COI, que capta imagens para retransmissão das emissoras de tevê) foram testados sistemas eletrônicos e apresentação.

Só para se chegar ao look final, da pintura das cadeiras das arquibancadas à do piso da quadra, das traves de gol, que têm de ser bem destacadas, à bola, que leva as cores do país, levamos um ano e meio com testes. É preciso aprovação de vários envolvidos, como Federação Internacional, Comitê Olímpico Internacional... “, diz Daniela. “As cores dão uma ‘alma’ ao local de competição. Quem entra na arena tem de sentir que está nos Jogos Olímpicos, e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.”

A quadra de aquecimento ao lado da arena, que agradou ao dirigente da IHF, será oficial e ficará dentro de uma tenda, com acesso praticamente direto aos vestiários, segundo Daniela: “Isso é muito bom, porque os atletas não correm o risco de desaquecer. Entre Vila Olímpica, Arena do Futuro, vestiários, quadra de aquecimento e de competição, o fluxo para os atletas foi facilitado ao máximo, sem grandes.

Foto: Rio 2016

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar