Últimas Notícias

Surto História - O Guerreiro de Tonga

Wolfgramm (de Azul) na final olímpica 

Paea Wolfgramm era alto, forte e nascido em um país que respira Rugby: Tonga. Com isso em vista, era natural que ele tentasse a sorte como jogador no esporte.

Após não conseguir virar profissional, Wolfgramm acabou trilhando outro caminho, o do boxe, no início dos anos 90. Em 94 ele conseguiu uma medalha de bronze nos Jogos da Comunidade Britânica, e em 95 foi campeão da Oceania  o que lhe garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Atlanta, na categoria super pesado.

Wolfgramm era cotado como apenas mais um atleta que estrearia e perderia logo de cara naqueles Jogos, devido a total falta de tradição de Tonga no boxe olímpico. Mas ele começou bem, vencendo o bielorrusso Serguei Lyakhovich por 10 a 9. Nas quartas de final enfrentou o cubano Alexis Rubacalba, de 2 metros de altura, uma luta que todos esperavam tanto a vitória do cubano, que muitos nem se preocuparam em assisti-la.

Wolfgramm evitou um massacre e lutou de igual para igual para o talentoso cubano, que foi surpreendentemente derrotado por 17 a 12. Ali, todos queriam saber mais sobre o boxeador Tonganês.

Como Tonga era um país muito pequeno, sequer tinham assessor de imprensa. Sabia-se muito pouco de Wolfgramm. A maior informação era sobre o questionário que todo atleta olímpico responde antes da competição. Nele dizia que ele tinha 26 anos,  a ocupação era de "dono de casa" e a pessoa que influenciou em sua carreira foi a sua esposa. De fato ele trabalhava como atendente em Auckland, Nova Zelândia.

Outra coisa que os jornalistas descobriram foi que  antes de cada luta, Wolfgramm recitava um tradicional mantra de seu país: "Tonga mounga kihe loto" que significa " Suas montanhas são os seus corações". De acordo com Wolfgramm "Tonga sempre foi fácil de invadir. Nós tínhamos somente nossas montanhas para nos escondermos, então o jeito era confiar em nossos corações e nossas almas." 

Na semifinal, Wolfgramm enfrentou o nigeriano Duncan Dokiwari . A luta estava empatada em 6 a 6 quando o tonganês acertou um soco no último segundo que lhe deu a vitória. Em Tonga, a nação enlouqueceu de alegria. Infelizmente, a única televisão do país era religiosa e não transmitia esportes. Então o Rei Taufa' ahou Topou IV ordenou um feriado nacional de jejum e orações no país. Perguntado se ele já tinha jejuado antes, Wolfgramm apontou para si mesmo, com seus 140 kg, e respondeu, "Você acha que eu pareço uma pessoa que jejua muito?" 

Na final, o adversário foi Wladimir Klitschko (UKR). O tonganês havia quebrado o pulso e o nariz na semifinal e nem teria entrado no ringue se não fosse uma final Olímpica. Klitschko liderava por 3 a 2 nos dois primeiros rounds e castigou Wolfgramm no último round para vencer por 7 a 3.

Ainda assim, a prata de Wolfgramm significou que Tonga é a menor nação do mundo a ter uma medalha Olímpica e a primeira nação do Pacífico Sul (fora Austrália e Nova Zelândia) a conseguir tal feito. Quando o lutador voltou para casa, o rei declarou feriado nacional e o time de rugby do país o carregou em uma cadeira através de sua vila natal, Utungako (na ilha de Vava'u).

Wofgramm deixou qualquer um que pedisse tocar na sua medalha. Ele dizia que "sentia que a medalha era de propriedade de Tonga". Wolfgramm se tornou pugilista profissional logo após a Olimpíada e não conseguiu nenhum outro título de expressão. Seu maior feito foi ter posto Tonga no mapa dos países com medalhas olímpicas.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar