Últimas Notícias

Surto História: A Lenda olímpica que virou Tarzan


A natação na década de 20 era um esporte muito diferente do que se vê hoje. Sem bloco de partida, raias precárias e sem regras definidas sobre como o atleta faria sua virada na água. Nadar abaixo de um minuto nos 100 metros nado livre era inimaginável. 

Isso até surgir, em 1922, um jovem de 18 anos, chamado Johan Peter Weissmuller - mais conhecido como Johnny Weissmuller - que baixou em quase 2 segundos o antigo recorde mundial e assombrou o mundo da natação.

Nascido na Europa em 1904, em um território que pertencia ao império Austro-húngaro e hoje faz parte da Romênia, Johnny saiu da Europa aos sete meses com a sua família, rumo aos Estados Unidos. Weissmuller, que começou a nadar por causa de poliomielite, virou um exímio nadador na adolescência e começou a ganhar campeonatos. 

Para disputar competições pelo Estados Unidos,  Johnny teve que mentir, dizendo que tinha nascido na Pensilvânia, e ainda punha nas fichas de inscrição a data de nascimento de seu irmão mais novo, já nascido em território norte-americano. Em 1922, Weissmuller bateu o recorde mundial dos 100 metros nado livre, ultrapassando a barreira do um minuto. Antes das Olimpíadas de Paris, em 1924, Johnny ainda baixou o recorde para 57.6 segundos, marca que duraria 10 anos até ser batida.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, Johnny era a grande estrela norte-americana na natação e não decepcionou, conquistando quatro medalhas. No começo da final dos 100 metros, Weissmuller viu o atual campeão Olímpico na época - o também americano Duke Kahanamoku - em um lado e o irmão dele, Samuel Kahanamoku, no outro. 

Weissmuller se preocupou com uma possível corrida em equipe dos dois contra ele, mas assim que eles subiram nas raias, Duke disse para ele: "Johnny, boa sorte. A coisa mais importante nessa corrida é o hasteamento da bandeira dos EUA três vezes. Vamos nessa!!!". E assim foi feito, Weissmuller começou e terminou na frente, vencendo facilmente. Naquele dia ele ainda venceu o revezamento 4x200 livres e obteve a medalha de bronze no Polo Aquático. Dois dias antes ele já havia vencido os 400m livres.

Nos Jogos Olímpicos de 1928, em Amsterdã, Johnny conquistou mais duas medalhas de ouro: uma nos 100 metros livres e outra no revezamento 4x200 metros livres. Johnny ficou famosos nos Estados Unidos. Com seis medalhas olímpica e cinquenta e dois ouros em campeonatos norte-americanos, Weissmuller viu sua fama nas piscinas impulsionarem uma mudança de profissão.

Em 1929, Johnny passou a viajar pelos os Estados Unidos apresentando um show de natação para divulgar a modalidade pelo país. Nisso, ele foi convidado a se tornar modelo de roupas de banho, recebendo 500 dólares por semana. Pouco tempo depois, assinou um contrato para ser o Tarzan dos cinemas. 

Seu primeiro filme, 'Tarzan, o rei dos macacos' foi um sucesso mundial, que fez com que Weissmuller se tornasse rapidamente uma estrela de Hollywood. Johnny fez sete filmes como Tarzan. Depois, criou outro personagem da selva, o Jungle Jim, interpretado por ele durante mais alguns anos.

Johnny Weissmuller, em 1950, foi eleito o maior nadador da primeira metade do século XX. Foi o primeiro de quatro medalhistas olímpicos a fazer o Tarzan e foi o que obteve mais sucesso com o personagem e seu icônico grito, criado por ele próprio, virou uma marca registrada do rei das Selvas. Sua fama pelo mundo era tão grande que, durante a revolução cubana em 1958, Johnny participava de um torneio de golfe de celebridades em Havana, quando, de repente, soldados de Fidel Castro saíram das moitas e cercaram o seu carro. 

Quando a guerrilha desarmou os guarda costas e apontaram as armas contra Weissmuller e seus amigos, Johnny resolveu tudo se levantando do banco, batendo no seu peito com os punhos e soltando o famoso grito do Tarzan. Depois de um momento de silêncio, os revolucionários sorriram e começaram a gritar "Tarzan! Tarzan! Bievenido a Cuba!!!". Eles abaixaram as suas armas, cercaram Weissmuller, dando apertos de mão e pedindo por autógrafos. Não só Johnny e seus amigos não foram sequestrados, como os guerrilheiros os escoltaram até o campo de golfe.

Weissmuller morreu em 1984, aos 79 anos, por conta de um edema pulmonar. Ele foi enterrado em Acapulco, onde o cinema e o esporte lamentaram a perda de sua lenda. Mas no seu enterro, ao invés de honras ao primeiro grande nadador da história, soou o grito do Tarzan, três vezes, seu último pedido antes de morrer.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar