Últimas Notícias

FIBA confirma suspensão e Espanha pode ficar de fora do Basquete nos Jogos do Rio 2016


Após reunião ocorrida neste sábado em Mies, na Suíça, a Federação Internacional de Basquete (FIBA) optou por apoiar a FIBA Europa e estender a suspensão da seleção masculina da Espanha também para as competições internacionais, o que inclui os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

A suspensão é mais um capítulo das discordâncias envolvendo a tentativa da FIBA em criar uma liga continental de basquete masculino para os clubes da Europa. Atualmente a principal competição de clubes no continente é a Euroliga, gerida pela Euroleague Commercial Assets (ECA).

O esforço da FIBA - além de ter maior controle sobre o basquete europeu - é também para enfraquecer as ações da ECA, uma associação privada e que, nas palavras da FIBA, executa ações abusivas contra clubes e ligas e beneficia determinadas equipes em detrimento de outras.

A Espanha, cujos principais clubes ficaram do lado da ECA até o momento, já havia sido suspensa do Eurobasket 2017 por conta do fato. A FIBA afirmou ainda que vai analisar caso por caso os outros países suspensos provisoriamente pela FIBA Europa: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro, Rússia, Sérvia e Eslovênia. 

Grécia, Israel, Itália, Lituânia, Polônia e Turquia ainda não se manifestaram oficialmente sobre o posicionamento em relação às relações com a ECA, mas também correm perigo de tomarem suspensões.

Espanha e Lituânia são as equipes europeias classificadas de forma direta para os Jogos do Rio 2016 no basquete masculino.

A FIBA convidou a diretoria da ECA para um encontro previsto para os próximos dias.

Foto: GERARD JULIEN / AFP/GETTY IMAGES

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar