Últimas Notícias

COB promove integração entre atletas classificados para os Jogos de 2016


Faltando quase 100 dias para os Jogos Olímpicos de 2016, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu cerca de 60 atletas classificados para o evento na sexta-feira (22), em sua sede no Rio de Janeiro. Esse foi o segundo encontro do Programa de Integração Time Brasil 2016, que tem o objetivo de informar os preparativos do COB para a Missão Brasileira, além de promover a troca de experiências entre os atletas. Mais duas reuniões na sede do COB estão previstas até o início dos Jogos, em agosto. 

"Estamos possibilitando aos atletas classificados para o Rio 2016 que iniciem sua experiência olímpica hoje, aqui dentro do Comitê Olímpico do Brasil. Temos 24 ex-atletas olímpicos trabalhando no COB e passamos 24 horas por dia pensando em como proporcionar o melhor em termos de preparação para eles. Este encontro serve para detalhar tudo o que o COB está preparando para que a delegação brasileira tenha a melhor performance nos Jogos Olímpicos Rio 2016", disse a gerente geral de planejamento esportivo do COB, Adriana Behar. 

Os atletas do Time Brasil tiveram um dia de imersão nos Jogos Olímpicos Rio 2016, com palestras e apresentações sobre a Missão do COB para os Jogos, Vila Olímpica, Espaço Time Brasil, logística, transporte, áreas de treinamento e apoio exclusivas do Time Brasil, uniformes, cerimônias, entre outros assuntos. Estiveram presentes atletas da natação, boxe, saltos ornamentais, tiro esportivo, maratona aquática, remo, nado sincronizado, ginástica trampolim e canoagem slalom.

Medalhista nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, o atirador Felipe Wu elogiou a iniciativa. "Sanou várias dúvidas que a gente podia ter logo na véspera dos Jogos. Recebemos muitas informações sobre assuntos diversos, tanto como esquema de treinamento durante os Jogos quanto funcionamento da Vila Olímpica. Foi muito importante", disse Wu.

Além da troca de experiências entre eles, os atletas também participaram de um painel com Giba e Shelda Bede. Giba foi campeão olímpico de vôlei em Atenas 2004 e medalhista de prata em Pequim 2008 e Londres 2012. Shelda foi medalhista de prata no vôlei de praia em Sydney 2000 e em Atenas 2004. Os ex-atletas falaram sobre suas participações olímpicas, o que pode acontecer no entorno do atleta durante os Jogos e oportunidades e cuidados que todos devem ter antes, durante e até mesmo após os Jogos. 

"É importante para o atleta conhecer a estrutura que dá apoio a eles, além de ter a oportunidade de viver essa interação entre a delegação brasileira. Dessa forma o atleta antecipa a experiência e pode se concentrar em fazer o melhor resultado durante os Jogos. Vim para passar a minha experiência e ajudar no que for possível", disse Shelda. "Fico feliz de ver que o atleta tem toda essa assistência hoje em dia, já que na minha época de atleta eu não pude contar com esse apoio", completou Shelda.

Medalhista de bronze em Londres 2012, a pugilista Adriana Araújo disse não ver a hora de começar a sua participação nos Jogos do Rio. "Depois desse evento de hoje a expectativa para chegar agosto aumenta ainda mais, principalmente depois de uma palestra com duas vozes da experiência como são o Giba e a Shelda. A ansiedade e o ânimo de estar nos Jogos Olímpicos agora é ainda maior", disse Adriana.

Além dos dois encontros já marcados para a sede do COB, outras reuniões serão realizadas diretamente nas bases de algumas modalidades com grande quantidade de atletas, como vôlei, basquete e handebol, entre outras.

Sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o Brasil contará com uma delegação recorde na competição. Nesse momento, o país já tem 428 vagas garantidas.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar