Últimas Notícias

CBDA apresenta delegação brasileira dos esportes aquáticos para os Jogos Olímpicos


Vestindo camisetas com os dizeres "Vaga 2016 garantida", as equipes de natação, nado sincronizado, maratona aquática e saltos ornamentais foram apresentadas na manhã da quinta-feira (21.04) no Parque Aquático Maria Lenk. 

O "mestre de cerimônias" foi o ex-nadador Gustavo Borges, que afirmou estar orgulhoso e emocionado ao olhar a atual delegação brasileira. Ele aproveitou a ocasião e aconselhou os atletas a se dedicarem e aproveitarem o momento: "Com um centésimo tem gente que não vai para a Olimpíada. Com um centésimo você vai ser medalhista ou não. Se eu tivesse um conselho para os atletas e para as pessoas, diria para identificar esse centésimo e ir em frente. Com um centésimo a gente sai do lugar comum".

Os que ouviram essa declaração, com certeza se lembraram do dia de ontem, quando o recordista mundial César Cielo perdeu a chance de representar o país na Rio 2016, ao ser superado por Bruno Fratus e Ítalo Duarte por centésimos.

Thiago Pereira, considerado o "capitão" da equipe por seu comportamento integrador, fez questão de ressaltar tanto o mérito dos atletas classificados quanto a importância de César mesmo não fazendo parte da equipe olímpica. "Quero parabenizar o Ítalo e o Bruno. Como o próprio Cesar disse ontem, eles foram os melhores, vão representar o nosso país. Claro que a gente sente. Cesar é uma figura importante na natação do nosso país. Vai continuar sendo para todos nós. Acho que ele mostrou para muitos que o impossível é possível, com aquela medalha dele de ouro em 2008, conquistando o único ouro do Brasil".

O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, também fez questão de exaltar não só os bons resultados obtidos pela natação – que terá a maior delegação em Jogos Olímpicos – mas as classificações dos atletas nos saltos, na maratona e no nado sincronizado. 

César Castro, dos saltos ornamentais, deixou claro como os esportes aquáticos evoluíram do último ciclo olímpico para cá. "É um prazer representar os saltos. Tive oportunidade de competir nas últimas Olimpíadas com Hugo e Juliana e agora temos mais atletas. É muito bom ver o crescimento dos saltos".

Duda Miccuci, do nado sincronizado, na mesma linha, completou: "É uma honra participar das Olimpiadas. É um orgulho muito grande porque é a primeira vez que a gente entra como equipe. A gente está treinando bastante e a espera colher um excelente resultado e contar com a torcida de todo mundo".

De 21 a 23 de abril, toda a delegação participa da clínica organizada pela CBDA, que conta com treinamentos, palestras e integração das equipes. 

Foto: Brasil 2016

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar