As Mascotes Olímpicas: Athena e Phevos


ATHENA e PHEVOS - ATENAS 2004 

No começo de 2001 foi anunciado um concurso internacional para a criação de um mascote para os Jogos de Atenas. Um total de 196 empresas e designers individuais entraram no concurso. 127 propostas foram aceitas e o design vencedor foi da empresa grega Paragraph Design, enquanto Spyros Gogos foi o responsável pelo desenho da mascote.

Athena e Phevos foram apresentados em 4 de abril de 2002 e causaram impacto desde o começo. Eles eram duas crianças e irmãos, sendo o elo entre a história da Grécia antiga e os Jogos Olímpicos modernos. A fonte de sua inspiração foi uma boneca grega, datada do Século VII antes de cristo, que possuíam a forma de sino e eram chamados de "daidala".

Os nomes vêm de Athena, deusa da sabedoria e patrona da cidade de Atenas, e Phevos, o outro nome de Apolo, deus da luz e da música. Segundo o comitê organizador dos Jogos, as mascotes simbolizam o prazer de jogar e os valores do Olimpismo. A escolha de um irmão e irmã foi intencional: Eles incarnam a igualdade e a fraternidade entre homens e mulheres. Phevos veste uma túnica azul para lembrar o mar e a cor do emblema de jogos, enquanto Athena é a laranja para evocar o sol e o emblema Paraolímpico.

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes