Últimas Notícias

Jogadores relembram bronze olímpico do basquete masculino nos Jogos de 1960


Uma vitória que faltava contra a União Soviética, uma derrota polêmica para os mesmos soviéticos e uma medalha olímpica de bronze. A campanha da seleção brasileira masculina de basquete nos Jogos Olímpicos de Roma 1960 terminou no pódio e coroou a maior e mais vencedora geração do basquete masculino brasileiro.

O time formado por Algodão, Amaury, Wlamir, Mosquito, Édson Bispo, Fernando Brobró, Jathyr, Rosa Branca, Sucar, Moyses, Waldemar e Waldyr e comandado por Togo Renan Soares, o Kanela, só perdeu duas vezes na competição: uma para os Estados Unidos e outra para a União Soviética.

Na primeira fase, pelo Grupo C, os brasileiros levaram a melhor sobre os soviéticos: 58 x 54. Na fase final, as duas equipes se reencontraram e o Brasil acabou perdendo por 64 x 62. A partida, segundo Wlamir Marques, teve um desfecho polêmico que poderia ter dado pelo menos a medalha de prata aos brasileiros.

“Lembro bem como a arbitragem tirou a medalha de prata do Brasil. Faltavam alguns segundos para terminar a partida, empatada em 62 x 62, e a lateral era nossa. Rapidamente o Amaury passou a bola para mim e eu ia fazer a bandeja, quando ouvi um dos árbitros apitar dizendo que a lateral era dos soviéticos. Uma decisão absurda da arbitragem. Foi assim que perdemos a chance de chegar à final. Seria bem difícil vencer os Estados Unidos, mas poderíamos ter conquistado a prata, o que seria um resultado bem melhor”, lembra Wlamir.

Com a derrota, o jogo que acabou valendo o bronze para o Brasil foi contra a Itália. Uma vitória por 78 x 75, na prorrogação, em um ginásio lotado de italianos. “Ganhamos deles lá dentro do Palacete de Roma, contra a torcida, o juiz e tudo mais. Esse resultado nos deu o bronze. Além da derrota para os soviéticos na semifinal, só perdemos para os Estados Unidos, o primeiro Dream Team da história. Seis jogadores daquela seleção universitária americana foram para a NBA e estão entre os 50 maiores jogadores da história da Liga Americana”, recorda Amaury Passos, referindo-se a Oscar Robertson, Jerry Lucas e Jerry West, integrantes do time que ficou com o ouro.

Foto: CBB

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar