Últimas Notícias

Evento-teste do atletismo para os Jogos de 2016 já conta com 14 países inscritos


A 17ª edição do Campeonato Ibero-Americano Caixa de Atletismo, que será disputado de 14 a 16 de maio, no Estádio do Engenhão, terá um atrativo muito especial: será o evento-teste oficial para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A competição é destinada a atletas das 29 federações filiadas à Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), formada por países de língua portuguesa e espanhola das Américas, Europa e África.

Até a quarta-feira (23), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) já havia recebido o pedido de inscrição preliminar de 14 países. O prazo termina na sexta-feira (25) e a confirmação de participação deverá ser feita em abril. Os inscritos até agora são Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, El Salvador, Espanha, Honduras, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

Assim como já aconteceu na edição de 2014, realizada no Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo, o Brasil deverá ter força máxima na cidade olímpica, com 78 atletas pré-inscritos, sendo 40 homens e 38 mulheres. A CBAt vai convocar dois atletas por prova, desde que tenham os índices exigidos pela AIA no período de 1º de janeiro a 24 de abril.

“Esta edição do Ibero-Americano será muito especial por ser o evento-teste. Nossos atletas poderão viver o clima olímpico”, lembrou José Antonio Martins Fernandes, presidente da CBAt, que reivindicou a organização da competição durante o Mundial de Moscou, em 2013.

Durante a competição, será testado todo o sistema de tecnologia, da empresa Omega, como cronometragem, placares de pista e campo, emissão de resultados etc. Serão analisados também os serviços de operação de imprensa e de licenciamento de produtos.

Entre os protocolos a serem testados, ainda de maneira informal, mas já com a participação de voluntários, estão os da Cerimônia de Premiação, o de orientação do público no estádio e o de convidados e autoridades às áreas reservadas.

“A realização do evento será fundamental para o Comitê Rio 2016 observar vários detalhes importantes de organização”, comentou Martinho Nobre dos Santos, superintendente técnico da CBAt e gerente de Atletismo do Comitê Rio 2016.

No Ibero-Americano de 2014, o Brasil conquistou o oitavo título em 16 edições do evento. O país somou 48 medalhas, sendo 16 de ouro, 17 de prata e 15 de bronze. A Colômbia terminou em segundo lugar no quadro geral, com 14 pódios (5 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze), seguida do México, com 9 (5 ouros, 2 pratas e 2 bronzes). A competição reuniu 365 atletas de 24 países.

Foto: André Durão

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar