Últimas Notícias

Qualificação interna define atletas de Remo que partirão em busca das vagas olímpicas


O cronograma previsto para a Seleção Brasileira de remo na temporada 2016 teve seu primeiro evento de avaliação interna entre os dias 5 e 7 de fevereiro. A Qualificação Interna 1 teve o objetivo de definir os atletas que competirão na Regata Continental de Qualificação Olímpica, no Chile, em busca de vagas nos barcos Single Skiff Masculino e Feminino e Double Skiff Peso-leve Masculino e Feminino. Envolvidos na disputa direta havia dez remadores dos clubes Botafogo, União, Loureiro e Corinthians, e nove remadoras dos clubes Flamengo, Loureiro, Pinheiros e Vasco da Gama.

A avaliação foi realizada na Raia de Remo da USP, em São Paulo, e contou com apoio dos clubes Pinheiros, Corinthians e do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP), além do suporte da Federação Paulista de Remo. Os remadores tiveram à disposição uma flotilha formada por barcos da Confederação e dos clubes G.N. União, E.C. Pinheiros e Corinthians. Uma equipe formada pelos treinadores da Seleção e dos clubes locais otimizou o controle das provas, trazendo maior agilidade e precisão nos resultados.

Confira um resumo das disputas:

Single Skiff Feminino
Fabiana Beltrame confirmou sua posição no Single Skiff e segue preparação em busca da vaga olímpica.

Single Skiff Masculino
Steve Hiestand venceu as duas primeiras provas com boa vantagem e estabeleceu novo recorde na raia da USP. Uma forte inflamação no ouvido, iniciada dias antes da qualificação, impediu o atleta de concluir a terceira prova, que liderava novamente. Mesmo assim, o desempenho nas demais provas confirma sua qualificação para busca da vaga olímpica no barco individual.

Destaque também para os bons resultados de dois jovens remadores que participaram da disputada no Single Skiff. Uncas Batista manteve-se na segunda colocação geral, demonstrando que tem grande perspectiva para o Single Skiff Peso-leve Sub-23, visando o Mundial deste ano. O outro destaque foi Lucas Verthein, que superou remadores da categoria sênior e marcou bons tempos no confronto individual. O remador, da categoria júnior, também visa o Mundial da categoria no Single Skiff.

Double Skiff Feminino Peso-leve
A dupla formada por Vanessa Cozzi e Fernanda Nunes foi a mais rápida nas séries para definição da guarnição para a Regata Continental. As atletas seguirão em preparação para a competição em Março, enquanto as outras duas duplas, formadas por atletas sub-23 Peso-Leve, buscarão o desenvolvimento de um barco Four Skiff com objetivo de longo prazo.

Double Skiff Masculino Peso-leve
Vencendo todas as séries disputadas, a dupla formada por Willian Giaretton e Xavier Vela seguirá em preparação final para a busca da qualificação olímpica no Chile. Os demais remadores envolvidos na formação do Double Peso-leve concentram-se agora na formação de um Four Skiff visando resultado no Campeonato Sul Americano e desempenho para o Mundial deste ano.

Na semana seguinte à Qualificação Interna 1, os remadores Junior masculino e Sub-23 unem-se aos atletas que participaram da primeira semana para avaliações de barcos longos para o Campeonato Sul Americano.

O feriado de Carnaval foi de grande concentração e intenso treinamento dos atletas do grupo nacional. Após a Qualificação Interna 2, os remadores retornam aos seus clubes de origem e em seguida encontram-se novamente para a preparação final que antecede a viagem ao Chile para a Regata Continental de Qualificação Olímpica e o Campeonato Sul Americano.

Foto: CBR

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar