Últimas Notícias

Judocas do Brasil conquistam duas pratas e três bronzes nos Abertos Europeus na Áustria e na Itália


Com nove atletas em ação na Europa no sábado (13), o judô do Brasil chegou ao pódio cinco vezes nas duas competições que disputou. Na Áustria, Felipe Kitadai (60kg) e Marcelo Contini (73kg) conquistaram a prata e Eric Takabatake (60kg) e Charles Chibana (66kg) terminaram em terceiro no Aberto Europeu de Oberwart. Já na Itália, Nathália Brigida (48kg) ficou com o bronze no Aberto de Roma. Neste domingo, Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) lutam em Roma enquanto Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Rafael Buzacarini (100kg) e Rafael Silva (+100kg) combatem em Oberwart. As eliminatórias começam às sete da manhã e o bloco final às 13hs, no horário de Brasília.

“Fiz uma competição boa, cresci a cada luta. Na final, não consegui encaixar meu judô pois não achava a melhor posição. Mas com certeza vou para Dusseldorf muito confiante e animado. Estou me sentindo muito bem”, disse Marcelo Contini, lembrando da competição na Alemanha já no próximo final de semana.

Os primeiros a entrarem nos tatames montados no Sporthalle Oberwart para as disputas por medalhas foram os ligeiros Eric Takabatake que lutava pelo bronze e Felipe Kitadai que disputaria a decisão da categoria contra o ídolo do judô austríaco, Ludwig Paischer. Num confronto equilibrado, sem pontuação para nenhum dos dois lados, o brasileiro acabou sofrendo três punições contra apenas uma de Paischer e ficou com a prata. Para chegar à final, Kitadai passou por Daniel Bem David, de Israel, com dois yukos; por Eisa Majrashi, da Arábia Saudita, por ippon; por Nuno Carvalho, de Portugal, com um waza-ari e um yuko; e, finalmente, por Davud Mammadsoy, do Azerbaijão, na semifinal.

E não era mesmo o dia de Mammadsoy contra os brasileiros. Na disputa do bronze, Eric Takabatake enfrentou o atleta do Azerbaijão e venceu por um yuko, garantindo um lugar no pódio. Para chegar à decisão pelo terceiro lugar, Eric venceu Sayan Khertek (RUS) por yuko na estreia e depois passou por Alon Rahima (ISR) por ippon. Nas quartas-de-final, acabou derrotado na diferença de punições (3 a 2) para Vugar Shirinli (AZE) e foi para a repescagem contra Argen Bakytbek Uulu, onde conseguiu um yuko e se garantiu na busca pelo pódio.

“Eu não gostei da minha competição porque acredito que poderia ter lutado melhor. Mas é sempre muito importante chegar ao pódio. Espero conquistar mais uma medalha na Alemanha”, disse Takabatake.

Assim como no ligeiro, no meio médio os dois brasileiros em ação neste sábado na Áustria estiveram no bloco final. Marcelo Contini (73kg) enfrentou Didar Khamza do Azerbaijão na decisão. Depois de tentar uma entrada, acabou sofrendo o contragolpe que rendeu um yuko para Khamza e o título da competição. Para chegar à prata, antes Contini havia vencido o portorriqueno Adrian Gandia na diferença de punições (2 a 0), o grego Georgios Azoidis, o gambiano Faye Njie e o azeri Fagan Guluzada, todos por ippon.

O adversário de Contini na decisão foi justamente o algoz de Alex Pombo (73kg) na semifinal. Antes da derrota para Khamza (AZE), Pombo havia vencido todas as suas lutas – contra o argentino Alejandro Clara, o sérvio Milan Nikolic e o esloveno Martin Hojak – por ippon. Na disputa do bronze, ele enfrentou o russo Uali Kurzhev. Depois de estar perdendo por um yuko, Pombo buscou a pontuação mas, por ter sido punido duas vezes a mais que Kurzhev terminou na quinta colocação.

Por fim, Charles Chibana (66kg) precisou de quatro lutas para chegar à disputa por medalha. E as três vitórias – contra Tobias Weixelbaumer (AUT),  Ilyas Izmagilov (KAZ) e Laszlo Szoke (ROU) - vieram por ippon. Na semifinal, começou muito bem a luta contra o egípcio Mohamed Abdelmawgoud com um yuko e um waza-ari mas acabou sofrendo o ippon. Na disputa do bronze contra o sérvio Marko Vukicevic, se impôs ao conseguir um waza-ari e controlou a luta até o fim.

No Aberto de Roma, Nathália Brigida (48kg) foi a única que chegou ao bloco final. Ela venceu a belga Anne-Sophie Jura por ter tido duas punições a menos (3 a 1) que a adversária. Nas quartas-de-final, a mexicana Edna Carrillo conseguiu se impor e, também na diferença de shidôs (2 a 1), derrotou a brasileira. Na repescagem, vitória por ippon depois que a romena Violeta Dumitru desistiu do combate ao ser imobilizada por Nathália. Na disputa do bronze, ela dominou a luta e venceu a cubana Dayaris Mestre Alvarez por um yuko.

No meio-médio feminino, duas campanhas idênticas. Mariana Silva (63kg) venceu a espanhola Sarai Padilla Guerrero por waza-ari na estreia e, na sequencia, foi  derrotada pela polonesa Karolina Talach. Ketleyn Quadros (63kg) passou por Heloise Lacouchie com dois yukos e o ippon mas perdeu para Tserennadmid Tsend-Ayush depois de sofrer quatro punições. Já Rafaela Silva (57kg) foi derrotada na primeira luta pela francesa Lola Benarroche.

Foto: EJU

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar