Últimas Notícias

Era Uma Vez...os Jogos da I Olimpíada.

Atenas 1896

Período - 06/04 a 15/04/1896
Nações - 14
Atletas - 245
Esportes - 9
Eventos - 43





Apesar de diversas tentativas anteriores de trazer de volta os Jogos Olímpicos , O Barão Pierre de Coubertin foi o único a possuir a perseverança e as habilidades organizacionais necessárias para fazê-los acontecer. Inspirado por um modelo da antiga Olímpia, que ele viu em maquete enquanto visitava a Exposição de Paris, em 1889, Coubertin, em uma conferencia esportiva de 1892, propôs a reedição dos Jogos Olímpicos. 

Sua proposta foi rejeitada, mas em 1894 ele mesmo convocou uma conferência e lançou o projeto. Inicialmente Coubertin sugeriu que a primeira edição fosse realizada em 1900, na cidade de Paris. Entretanto, os gregos muito entusiasmados com a ideia, conseguiram antecipar a primeira edição para 1896 e o local dos jogos de Paris para Atenas.

Sem apoio financeiro do governo grego, comitê organizador, liderado pelo Príncipe coroado Constantine, levantou dinheiro vendendo selos e medalhas. O milionário grego Georgios Averoff, doou um milhão de dracos. Essa doação facilitou a reconstrução do estádio Panatenaico, construído originalmente no ano de 330 Antes de Cristo.

O formato dos jogos foi criado pelo Barão de Coubertin, incluindo a Carta Olímpica (em 1908) e as cerimônias de abertura e encerramento dos jogos. Coubertin foi presidente do COI de 1896 até 1925.

Na tarde de 6 de abril de 1896, o Rei George I da Grécia, declarou aberta a primeira olimpíada. Eram 245 atletas, todos homens, de 14 países. As maiores delegações eram da Grécia, da Alemanha e da França. O Brasil não participou da primeira edição dos Jogos.

                                                 Cerimônia de Abertura - Atenas 1896

FATOS

- Os vencedores eram premiados com uma medalha de prata, uma coroa de galhos de oliveira e um diploma.

- O primeiro campeão olímpico em 1527 anos foi  James Connolly (USA), que largou a faculdade para participar dos jogos.

- A primeira corrida dos Jogos Olímpicos foi a primeira bateria dos 100 metros rasos. A prova foi vencida por Francis Lane (USA).

- A Natação dos Jogos de 1896 foi realizada em mar aberto, pois os organizadores se recusaram a pagar a construção de um local especifico para as provas. Assim, as provas da modalidade foram realizadas na Baia de Zea, localizada ao leste da Península de Piraeus.

- A maior lenda dos jogos foi Spiridon Louis (GRE), um pastor da vila de Amarousion. A prova da Maratona era a prova mais desejada pelos gregos. Em 10 de Abril de 1896, Spiridon largou junto com outros 16 atletas, assumiu a liderança a quatro quilômetros do Estádio Panathenaico, e para a alegria de mais de 100.000 gregos dentro e fora do estádio, venceu a corrida com sete minutos de vantagem sobre o segundo colocado.


- QUADRO DE MEDALHAS

País Ouro Prata Bronze
USA
11 7 8
GRE 10 16 19
GER
6 5 2
FRA
5 4 2
GBR
2 3 3
HUN
2 1 3
AUT
2 1 2
DEN
1 2 3
SUI
1 2 0
EGY
0 1 0

P.S. O quadro de medalhas reunirá apenas os 10 primeiros colocados de cada olimpíada, sendo ordenados por numero de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente.

1 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar