Últimas Notícias

Lançada a Tocha Olímpica dos Jogos de 2016


Movimento, inovação, brasilidade: estas três palavras resumem a tocha Olímpica Rio 2016, apresentada na manhã desta sexta-feira (3) no Auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília. 

Movimento em seu design curvilíneo e suave; inovação no seu mecanismo de acendimento da chama, jamais presente em tochas Olímpicas; brasilidade em suas cores e ícones, que remetem às belezas naturais do país-sede dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.  

O evento de lançamento da tocha – que contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além de personalidades do esporte nacional, como os medalhistas Olímpicos Torben Grael, Isabel Swan (ambos da vela), Leila e Paulão (os dois do voleibol) – também apresentou as 83 cidades do Brasil já confirmadas como integrantes do revezamento (veja a lista completa abaixo). Essas cidades, incluindo as 26 capitais estaduais e Brasília, serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento – ou seja, onde ela irá “dormir” –, com exceção de quando houver paradas técnicas ou momentos especiais de passagem da tocha.

“Queremos mostrar ao mundo a química que, acreditamos, vai nascer do encontro da chama Olímpica com o calor humano brasileiro. Seria impossível montar tal logística sem a colaboração dos governos e seus serviços públicos, como segurança, controle de tráfego e ordem pública, entre outros”, afirmou Nuzman.
Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016. Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.

A jornada começa em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.


A tocha apresentada nesta sexta-feira foi produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito.

Estes segmentos se separam e se projetam para cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade da tocha Rio 2016 – diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil. Símbolos para todo o conceito que sustenta o revezamento: o encontro do calor ancestral da chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro.
O desenho da tocha é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.

“Para criar o desenho da tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.

Nos próximos dois meses, o Comitê Rio 2016 e os patrocinadores oficiais do revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 – Coca-Cola, Nissan e Bradesco – anunciarão suas campanhas públicas para selecionar os condutores. Os governos federal e dos estados e municípios por onde a chama passará são parceiros do Comitê Rio 2016 na organização do revezamento, garantindo a prestação dos serviços públicos necessários.

Em uma ação com o Twitter, o Comitê Rio 2016 está mostrando a tocha Olímpica para todos que usam a hashtag #TochaRio2016. Os usuários da rede social vão receber uma imagem personalizada, com informações sobre como eles podem se inscrever no revezamento. O Rio 2016 também levará aos fãs de esportes os bastidores da festa da tocha Olímpica, que acontece no Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira, no Jockey Club Brasileiro: siga a conta @Rio2016 e receba selfies exclusivas dos convidados feitas com o Twitter Mirror.
A data em que a tocha irá desembarcar em Brasília para dar início a seu trajeto pelo país ainda será definida, mas o revezamento tem dia exato para terminar: 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã. 

Abaixo segue a lista das 83 cidades já confirmadas para o revezamento:

1 - Brasília
2 - Anápolis
3 - Goiânia
4 - Caldas Novas
5 - Uberlândia
6 - Patos de Minas
7 - Montes Claros
8 - Curvelo
9 - Governador Valadares
10 - Itabira
11 - Belo Horizonte
12 - Juiz de Fora
13 - Cachoeiro de Itapemirim
14 - Vitória
15 - São Mateus
16 - Porto Seguro
17 - Vitória da Conquista
18 - Ilhéus
19 - Valença
20 - Salvador
21 - Senhor do Bonfim
22 - Petrolina
23 - Paulo Afonso
24 - Aracaju
25 - Maceió
26 - Caruaru
27 - Recife
28 - Campina Grande
29 - João Pessoa
30 - Natal
31 - Mossoró
32 - Fortaleza
33 - Sobral
34 - Parnaíba
35 - Teresina
36 - Imperatriz
37 - Palmas
38 - São Luís
39 - Belém
40 - Macapá
41 - Santarém
42 - Boa Vista
43 - Manaus
44 - Rio Branco
45 - Porto Velho
46 - Cuiabá
47 - Campo Grande
48 - Dourados
49 - Presidente Prudente
50 - Londrina
51 - Cascavel
52 - Foz do Iguaçu 
53 - Pato Branco
54 - Passo Fundo
55 - Santa Maria
56 - Pelotas
57 - Porto Alegre
58 - Caxias do Sul
59 - Criciúma
60 - Florianópolis
61 - Blumenau
62 - Joinville
63 - Curitiba
64 - Ponta Grossa
65 - Itapetininga
66 - Bauru
67 - Ribeirão Preto
68 - Franca
69 - Campinas
70 - Osasco
71 - São Bernado
72 - São Paulo
73 - Santos
74 - São José dos Campos
75 - Angra dos Reis
76 - Volta Redonda
77 - Petrópolis
78 - Nova Friburgo
79 - Macaé
80 - Cabo Frio
81 - Niterói
82 - Nova Iguaçu
83 - Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação Rio 2016

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar