Últimas Notícias

Valendo vagas para os Jogos de 2016, começa o Europeu Masculino de Futebol Sub-21

Na quarta-feira 17 tem início o Europeu Sub-21 de futebol masculino. Tradicional competição que já fora responsável por revelar inúmeros talentos que depois não só vieram a fazer bonito em seus clubes como também em Copas do Mundo, a edição deste ano, que acontece na República Tcheca, também serve como classificatório para os Jogos Olímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro. Por isso, a partir de hoje o Surto Olímpico começa a cobertura deste torneio que é sempre um atrativo para os fãs de futebol.

Regulamento
As sete equipes vencedoras das fases de classificação se juntam ao país sede, a República Tcheca, formando assim as oito seleções. Essas foram divididas em dois grupos de quatro equipes. Os países se enfrentam dentro da própria chave, classificando-se os dois melhores colocados de cada grupo para as semifinais. Nas semis, o vencedor do Grupo A enfrenta o segundo colocado do Grupo B e o primeiro colocado do B faz o confronto contra o segundo colocado do Grupo A. Os vencedores fazem a final.

Lembrando que as quatro seleções classificadas às semifinais já terão assegurado vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Mas isso somente se a Inglaterra não alcançar a fase. Se isso acontecer, os dois terceiros colocados da fase de grupos se enfrentam pela última vaga na Olimpíada. Por optar não jogar mais como Grã-Bretanha (o que incluiria País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) mas como Inglaterra, o país não entrou na Euro Sub-21 para disputar uma vaga na Olimpíada, mas sim para colocar seus próprios talentos em campo.

Tabela de Jogos
17/06- Primeira fase: República Tcheca x Dinamarca (13h), Alemanha x Sérvia (15h45).
18/06- Primeira fase: Itália x Suécia (13h), Inglaterra x Portugal (15h45).
20/06- Primeira fase: Sérvia x República Tcheca (13h), Alemanha x Dinamarca (15h45).
21/06- Primeira fase: Suécia x Inglaterra (13h), Itália x Portugal (15h45).
27/06- Semifinais: Primeiro do Grupo B x Segundo do Grupo A (13h), Primeiro do Grupo A x Segundo do Grupo B (16h).
28/06- Jogo entre os terceiros colocados dos Grupos A e B, se necessário.
30/06- Final entre os vencedores das semifinais (15h45).

Estádios
Eden Arena e Generali Arena (ambos localizados na capital Praga), Andruv Stadion (em Olomuc) e Stadion Miroslava Valenty (em Uherské Hradiste).

Grupo A:

República Tcheca
Dona da casa, a República Tcheca tenta não fazer feio. A esperança é que a força do torcedor local faça a diferença e o país consiga pelo menos uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os principais destaques desta seleção são Ondrej Petrak, titular no Nürnberg e Tomás Kalas, defensor que pertence ao Chelsea e quase conseguiu o acesso à Premier League na temporada passada pelo Middlesbrough.

Alemanha
Principal favorita da chave e uma das principais do torneio, a seleção alemã conta com vários nomes que já são destaques por seus clubes. Os mais conhecidos são os goleiros Bernd Leno e Marc-ter Stegen, que defendem Bayer Leverkusen e Barcelona, respectivamente. Além deles, outros destaques são Max Meyer, do Schalke 04 e Kevin Volland, atacante do Hoffenheim.

Sérvia
Os sérvios buscam sua primeira participação em Jogos Olímpicos, e para isso contam com a experiência de muitos jogadores espalhados pelo futebol europeu. Os maiores destaques da talentosa seleção são Milos Jojic, do Borussia Dortmund e Filip Djuricic, que vem de uma temporada mediana no Southampton.

Dinamarca
Conta com o talento de Viktor Fischer, já destaque no Ajax-HOL. Além dele, o destaque vai para Lasse Christensen, que se destacou mesmo em meio ao baixo rendimento do Fulham na segunda divisão inglesa. Frederik Sorensen, lateral com passagem pela Juventus e atualmente no Hellas Verona, é outra figurinha carimbada.

Grupo B:

Inglaterra
Mesmo não disputando uma das vagas aos Jogos, a Inglaterra é favorita ao título do Europeu. E muito disso se deve a nomes como John Stones, zagueiro do Everton, James Ward-Prowse, destaque no Southampton e ao perigos trio de ataque formado por Saido Berahino (West Bromwich), Danny Ings (Burnley) e Harry Kane (Tottenham). Outro nome a se destacar é Will Hughes, do Derby County.

Itália
A sempre favorita Itália conta com nomes como Domenico Berardi, destaque do Sassuolo na última temporada do campeonato italiano e Stefano Sturaro, meio campo da Juventus que recebeu chances no time principal no final da temporada. Outro destaque é Marco Benassi, do Torino.

Portugal
Conta com muitos jogadores que atuam no próprio país, e a maioria fora do eixo dos três grandes. Os maiores nomes do time português são Tiago Ilori, zagueiro que pertence ao Liverpool mas está emprestado ao Bordeaux-FRA e Rúben Neves, meio campo clássico e de ótimo rendimento no Porto durante a temporada.

Suécia

Se em outras épocas o país já foi responsável por revelar jogadores como Toivonen e Marcus Berg, mais uma vez os principais nomes do time sueco estão no setor ofensivo. Branimir Hrgota marcou oito gols na Europa League e foi um dos responsáveis pelo bom desempenho do Borussia Mönchengladbach na temporada. Ele terá a companhia de John Guidetti, que defendeu o Celtic.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar