Últimas Notícias

Seleção brasileira de Tênis de Mesa busca manter hegemonia na Copa Latino-Americana


A seleção brasileira de Tênis de Mesa disputará, a partir de sexta-feira (29), a quinta edição da Copa Latino-Americana da modalidade, em Havana 9CUB), com o desafio de manter sua hegemonia na competição. O país é o maior vencedor do torneio, com seis ouros em oito possíveis, além de uma prata e outros seis bronzes.

A Copa Latino-Americana foi criada em 2011 para movimentar ainda mais o calendário continental. De cara, ganhou um importante atrativo: os campeões do torneio passariam a garantir vaga nas Copas do Mundo. Neste ano, a masculina será disputada de 16 a 18 de outubro, em Halmstad, na Suécia; a feminina, de 30 de outubro a 1º de novembro, em Sendai, no Japão.

Em Havana, a seleção terá três atletas em cada naipe. Hugo Calderano (66º colocado do ranking mundial) e Lin Gui (130ª) se classificaram por serem os atuais campeões latino-americanos. Já Gustavo Tsuboi (62º), Cazuo Matsumoto (115º), Caroline Kumahara (146ª) e Ligia Silva (161ª) se garantiram pelo ranking continental.

Nas quatro primeiras edições, o Brasil dominou a competição. Entre os homens, foram quatro títulos, com Tsuboi (2011), Thiago Monteiro (2012 e 2013) e Cazuo (2014). O país soma ainda quatro bronzes: dois para Tsuboi (2013 e 2014) e dois para Cazuo (2011 e 2012).

No feminino, Carol é bicampeã, tendo levado os troféus em 2012 e 2014 – os de 2011 e 2013 foram para a dominicana Wu Xue. A paulista levou ainda um bronze em 2013. As outras duas medalhas brasileiras foram o terceiro lugar de Jessica Yamada, em 2011, e a prata de Ligia, no ano passado.

Assim, entre os representantes brasileiros em Havana, apenas dois ainda não subiram ao pódio na competição. Calderano fará sua estreia, enquanto Lin Gui caiu nas quartas em sua primeira participação, no ano passado.

A edição 2015 da Copa Latino-Americana terá 12 atletas em cada naipe. Eles serão divididos em quatro grupos com três jogadores cada. Os dois melhores avançarão às quartas de final, duelando em sistema eliminatório até a definição do campeão.


Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar