Últimas Notícias

Anderson Silva é confirmado na seletiva olímpica brasileira do Taekwondo para Jogos de 2016

Getty Images
Anderson Silva foi confirmado na seletiva nacional do Taekwondo para os Jogos Olímpicos de 2016 após entrevista coletiva realizada na sede da Confederação Brasileira da modalidade (CBTKD), no Rio de Janeiro. O evento teve a presença do presidente da CBTKD Carlos Fernandes e o diretor técnico da confederação Alexandre Lima.

"Sabemos da performance do nosso campeão e do seu potencial. Entendo que Anderson Silva é uma referência, e o taekwondo foi onde ele começou. Uma honra nosso esporte estar recebendo um atleta desse porte. Ele, assim como os outros atletas têm todo o direito de participar", disse Carlos Fernandes.

"Estou tentando devolver para o esporte o que ele me deu. Eu comecei no taekwondo, o takewondo mudou minha história. Já estou treinando, nunca parei de treinar. Voltei a treinar agora. Sempre foi uma coisa que sempre quis fazer (disputar uma Olimpíada) Mas não havia possibilidade, com compromissos no UFC. Agora estou tendo essa oportunidade", falou Anderson.

O Spider também se defendeu das declarações de que não estaria em condições de tentar a vaga, de que poderia tirar a vaga de outro atleta em mais tempo de preparação e que sua tentativa olímpica não passaria de marketing: "Claro que meus companheiros têm razão. Parei de treinar (o taekwondo) aos 17 anos. As dificuldades que vou encontrar são muito maiores. Mas é um desafio ao qual estou disposto a enfrentar e não estou preocupado em passar vergonha. Tudo o que eu fiz pelo esporte e tudo que o taekwondo me deu serviu para que eu levasse o Brasil onde precisava levar, colocando o país como força no MMA".

A decisão vem gerando bastante polêmica, principalmente por Anderson ter sido pego em exame antidoping após sua última luta no UFC, contra o estadunidense Nick Diaz, na edição 183 do evento. Suspenso preventivamente do UFC, Anderson ainda aguarda julgamento da Comissão Atlética de Nevada - responsável pela fiscalização anti-dopagem dos eventos de MMA - mas vai poder disputar a seletiva da CBTKD, já que o controle anti-doping do esporte é feito pela Agência Mundial Anti-Doping (WADA), que não tem associação com a Comissão de Nevada.

Outra caso envolveu o atual melhor brasileiro no ranking da categoria acima de 80kg (categoria na qual Anderson irá lutar), Guilherme Cezário, que escreveu em post no Facebook que o assunto era uma "piada", que os "atletas estão cansados dessa polêmica" e que Anderson deveria se "preparar muito para não passar vergonha".

Os torneios classificatórios da seletiva devem começar a partir de janeiro de 2016, e vão selecionar os quatro melhores atletas (dois homens e duas mulheres, de categorias sem brasileiros classificados por ranking) para preencherem os convites dados ao país-sede da Olimpíada pela Federação Internacional de Taekwondo (WTF). Atualmente, apenas Íris Tang Sing, 6ª colocada na categoria até 49kg feminina tem vaga garantida, assim, poupando um dos convites disponíveis.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar