Últimas Notícias

Judô do Brasil conquista duas pratas e um bronze no último dia do Aberto da Polônia


O Brasil fechou sua participação no Aberto de Varsóvia neste domingo (01), conquistando mais três medalhas: duas pratas e um bronze. Leandro Guilheiro (81kg) e Rafael Buzacarini (100kg) ficaram em segundo, enquanto Walter Santos (+100kg) terminou em terceiro. Com isso, a seleção encerra a competição com cinco medalhas, sendo três bronzes e duas pratas. No sábado, Alex Pombo (73kg) e Eric Takabatake (60kg) haviam conquistado dois bronzes para o país.

Depois de dois anos parado por conta de uma lesão grave no ligamento cruzado do joelho direito, Leandro Guilheiro chegou à uma final pela primeira vez desde seu retorno em outubro de 2014. Na decisão, ele encarou um velho conhecido, o sul-coreano Ki-Chun Wang, algoz do brasileiro nas quartas-de-final das Olimpíadas de Pequim 2008. Dessa vez, com um seoi nage, Wang conseguiu um yuko, levou Leandro a sofrer três punições e tirou do Brasil o primeiro lugar. O último pódio individual de Guilheiro foi o ouro no Campeonato Pan-americano de Montreal em 2012. Em seu perfil numa rede social, o atleta postou uma foto da medalha e definiu em poucas palavras o significado do momento: "Os primeiros ippons, a primeira medalha. O primeiro passo."

A segunda medalha veio também na final, com Rafael Buzacarini (100kg) ficando com a prata depois de sofrer três punições, duas a mais que seu adversário, o russo Mikhail Kosyashnikov. "Fico triste por ter perdido a final, mas feliz pela competição que fiz. Tem muita coisa para melhorar e aprimorar, mas isso me dá mais força e vontade para voltar a trabalhar", avaliou o meio-pesado.

O bronze de Walter Santos (+100kg) foi conquistado depois da desistência do adversário do brasileiro, o turco Feyyaz Yazici. Ele também fez uma bela campanha até a disputa do bronze, derrotando o alemão Pierre Borkowsk e o uzbeque Elyor Masharipov.  

Além deles, outros três judocas entraram no tatame polonês nesse domingo. Eduardo Bettoni (90kg) não conseguiu avançar à segunda etapa, parando na primeira luta frente ao mongol Tsogtgerel Khutag. Luciano Corrêa avançou à segunda luta, mas não passou pelo dinamarquês Frederik Joergensen. Felipe Costa (81kg), por outro lado, vinha bem até chegar à repescagem, onde caiu para o ippon do alemão Benjamin Muennich.

Com essas medalhas, o Brasil encerra a competição com um total de cinco pódios, sendo três bronzes (Alex Pombo, Eric Takabatake e Walter Santos) e duas pratas (Leandro Guilheiro e Rafael Buzacarini). No quadro geral, o país ficou em sexto lugar. A próxima competição da seleção será o Open de Santiago, nos dias 7 e 8 de março.


Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar