Últimas Notícias

Algarve Cup de Futebol Feminino 2015 - Guia dos Grupos

Vamos a um breve resumo das equipes que compõem os três grupos da edição de 2015 da Algarve Cup, um dos torneios mais tradicionais de futebol feminino no planeta.

Caso queira saber mais sobre o regulamento da edição de 2015 do torneio, clique aqui.


GRUPO A: Suécia, Alemanha, Brasil e China

A Suécia, já foi vencedora do torneio por 3 vezes (1995,2001 e 2009) e estarão na Copa do Mundo do Canadá, onde farão parte do chamado Grupo D da Copa do Mundo Feminina, o chamado "grupo da morte" juntamente com Austrália, Estados Unidos e Nigéria. A grande estrela do time é a capitã Lotta Schelin, que atua no Lyon e é a recordista de gols pela seleção sueca, com 75 gols em 145 partidas.

A Alemanha, bicampeã mundial no feminino (2003 e 2007), também tem também 3 títulos da Algarve Cup (2006,2012 e 2014). A equipe fará parte do grupo B na Copa do Mundo, onde enfrentará a Costa do Marfim, a Noruega e a Tailândia. O principal destaque da equipe fica por conta de sua goleira e capitã, Nadine Angerer, eleita a melhor jogadora do mundo em 2013. 

O Brasil irá participar pela primeira vez do tradicional torneio em Portugal. A seleção, renovada e mesclada com jogadoras de longa bagagem na seleção, treinada por Vadão busca se preparar em alto nível para disputar a Copa do Mundo, a qual o Brasil estará no grupo E da competição, enfrentando na primeira fase Coréia do Sul, Espanha e Costa Rica. O grande destaque do time brasileiro é sem dúvidas, Marta, a maior jogadora de todos os tempos na modalidade.

A China já venceu a Algarve Cup por 2 ocasiões (1999 e 2002). A seleção chinesa vem renovada, em busca de voltar ao cenário do futebol feminino internacional, como nos anos 90, onde foi uma potência da modalidade. As chinesas estão no grupo A da Copa do Mundo, onde irão enfrentar Holanda, Canadá e Nova Zelândia. O grande destaque do time chinês é sua goleira Wang Fei, que atua no futebol alemão. 

Grupo B: Estados Unidos, Noruega, Suíça e Islândia. 


As norte americanas, principal potência da modalidade, já venceram o torneio por 9 vezes, além de serem bicampeãs do mundo e 4 vezes campeãs olímpicas. Para esse torneio, contarão com o retorno de sua polêmica e talentosa goleira, Hope Solo, que foi suspensa pela federação americana por mau comportamento, nos últimos amistosos dos EUA. 

A Noruega, campeã olímpica em 2000, venceu o torneio por 4 vezes e contam com uma equipe renovada, comandada pelo experiente Even Pellerud, campeão do mundo com as Noruega em 1995. A principal estrela do time é a centroavante do Lyon, Ada Hegerberg, de apenas 19 anos. 

A Suíça participará pela primeira vez do torneio e busca se preparar para sua primeira Copa do Mundo. O time estará no grupo C, juntamente com Japão, Camarões e Equador. Uma de suas principais jogadoras é sua zagueira e capitã Caroline Abbé, que pode completar 100 jogos defendendo a Suíça, na Algarve Cup

A Islândia nunca venceu o torneio, mas foi vice campeã em 2011. O time não disputará a Copa do Mundo, mas é repleto de diversas jogadoras de muita qualidade, entre elas  Sara Björk Gunnarsdóttir, companheira de Marta no FC Rosengard, da Suécia. 

Grupo C: Dinamarca, França, Japão e Portugal 



A Dinamarca não irá para a Copa do Mundo Feminina desse ano e nunca venceu o torneio em Portugal (tem 5 vice campeonatos). O grande destaque do time é Line Røddik, companheira de Marta no futebol sueco. 

A França, equipe que vem crescendo bastante no cenário do futebol feminino, volta a disputar a Algarve Cup após 8 anos. O time vem desfalcado de uma de suas grandes jogadoras, Louisa Necib. As francesas estão no grupo F da Copa do Mundo, onde enfrentarão Inglaterra, México e Colômbia. No atual time, podemos destacar a atacante Eugenie Le Sommer

As japonesas são as atuais campeãs do mundo e vice campeãs olímpicas. O trabalho de longo prazo e investimento em categorias de base, tem colhido excelentes frutos atualmente. A equipe foi por 2 ocasiões vice campeã da Algarve Cup e o principal destaque da equipe é Yuki Ogimi, que atua no Wolfsburg da Alemanha. 

Portugal, dona da casa, participa de todas as edições desde a primeira em 1994, mas jamais chegou entre as 4 melhores. O grande destaque do time é Ana Borges, que é um dos destaques do time inglês do Chelsea. 

A primeira rodada começa amanhã, confira os horários dos jogos(pelo horário de Brasília):

11h10
Japão x Dinamarca

12h
Brasil x China
Suíça x Islândia

13h 
Alemanha x Suécia

14h10
Portugal x França

16h
Noruega x EUA

Vale sempre lembrar que a Copa do Mundo irá dar 3 vagas as equipes europeias para o torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de 2016. Brasil(anfitrião) e Colômbia (vice campeã sul-americana) já estão garantidas no torneio olímpico de futebol feminino de 2016.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar