Últimas Notícias

WADA mostra confiança de que laboratório brasileiro vai operar nos Jogos Rio 2016


O ministro do Esporte, George Hilton, reuniu-se, nesta terça-feira (24.2), em Brasília, com representantes da Agência Mundial Antidopagem (AMA ou Wada, na sigla em inglês) e da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). “É muito encorajador ter um ministro do Esporte que demonstrou interesse em assuntos ligados ao controle de dopagem no Brasil, pois um esporte limpo é claramente a coisa mais importante que podemos ter”, destacou Rob Koehler, diretor da Wada. “Prestar esse apoio à Agência Mundial Antidopagem é apropriado, pois representamos uma parceria entre governos e o esporte”, continuou.

O doutor Olivier Rabin manifestou-se sobre um assunto de grande interesse para o Brasil: a reacreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) visando aos Jogos Rio 2016. O diretor da Wada mostrou-se confiante de que o LBCD conseguirá cumprir os requisitos e receber a reacreditação. “Existe claramente um processo que está sendo seguido e nós monitoramos muito de perto a performance do laboratório em seu caminho para a reacreditação”, destacou. Rabin não adiantou uma data para que o laboratório possa receber a reacreditação, mas afirmou que espera que isso aconteça o mais rápido possível.

“Existem alguns lados. Um deles é a reacreditação e estamos trabalhando nisso. O segundo é preparar o laboratório para os Jogos Olímpicos, pois o número de amostras e os recursos que são exigidos para fazer os testes durante o período dos Jogos, dentro das configurações olímpicas, é diferente da rotina normal do laboratório”, frisou. “No momento, o que estamos tentando obter é restabelecer a rotina normal e assim que isso ocorrer vamos trabalhar na perspectiva dos Jogos Olímpicos”, prosseguiu. “Nós gostaríamos que a reacreditação possa acontecer o quanto antes para que tenhamos tempo suficiente de trabalhar para os Jogos Olímpicos”, adiantou o doutor Olivier Rabin.

Sobre o processo de combate à dopagem no Brasil, os representantes da Wada afirmaram que isso é uma tarefa que cabe mais à ABCD do que propriamente à Agência Mundial Antidopagem. Para a Wada, o mais importante é que a ABCD seja a única responsável pelo controle antidopagem no Brasil.

“Para nós é muito importante a jurisdição da ABCD para que ela seja reconhecida como a única autoridade nacional de controle no Brasil. Também é muito importante a prevenção, a educação e que o plano de controle pensando nos Jogos Olímpicos seja bem feito”, ressaltou Maria José Pesce.

Os representantes da Wada elogiaram o trabalho desenvolvido pela ABCD no processo de educação dos atletas. “A Wada faz parte da força tarefa do Comitê Olímpico Internacional (COI). Estamos aqui a cada três ou quatro meses nessa preparação para os Jogos e a ABCD também está envolvida nessa força tarefa. Recebemos atualizações sobre os programas educacionais que a ABCD tem realizado e consideramos que isso é essencial e acreditamos que o trabalho está no caminho certo”, explicou Rob Koehler.

Marco Aurelio Klein comemorou a afirmação por parte do representante da Wada de que o processo de reacreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem está bem encaminhado. “Ter um laboratório acreditado é um privilégio que menos de 30 países têm. Sendo responsável pelo controle de dopagem concentrado na ABCD pela prerrogativa como autoridade de teste nacional, nós seremos o grande cliente do laboratório. Então, precisamos trabalhar para que esse laboratório possa nos atender e atender aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no nível de excelência que se espera no controle de dopagem”, afirmou o secretário nacional para a ABCD.

Estiveram presentes, por parte da Wada, o doutor Olivier Rabin, diretor científico; Rob Koehler, diretor de educação e desenvolvimento de programas; Maria José Pesce, diretora regional para a América Latina e Caribe; e Emiliano Simonelli, gerente de conformidade e assuntos legais. Marco Aurelio Klein, secretário nacional; Martha Dallari, diretora de relações institucionais; e Luis Horta, consultor da Unesco, participaram como representantes da ABCD.

Fonte: www.esporte.gov.br

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar