Últimas Notícias

Em evolução, triatleta busca o pódio em cartão-postal carioca em 2016


O triatlo será um dos esportes que mais aproveitarão os cartões postais do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos de 2016. A natação está prevista para as águas de Copacabana, enquanto o percurso do ciclismo pode passar pelo morro do Corcovado. Com essas paisagens na cabeça, Reinaldo Colucci treina para se tornar o primeiro medalhista olímpico da modalidade da história do país. Nos dois últimos Campeonatos Mundiais, o atleta de 29 anos ficou entre os dez primeiros colocados:

- Tenho mostrado uma evolução boa nos últimos anos. Tenho a convicção que chegarei com chances de medalha - disse o atleta, 9º colocado em 2013 e 10º em 2014.

A natação de Reinaldo ainda é deficiente, mas ele recupera bastante tempo com seu desempenho no ciclismo. Na bicicleta, o brasileiro é um dos melhores atletas do mundo no triatlo. A expectativa agora é saber como será o percurso do ciclismo nas Olimpíadas. 

- Gosto de algumas subidas, mas o percurso ainda não está decidido. Vão colocar um morro um pouco afastado de Copacabana, talvez seja o Corcovado, mas não ainda é nada certo - contou o atleta.

No Campeonato Mundial, disputado em agosto no Canadá, Reinaldo surpreendeu a todos. Mesmo depois de sair da água em 27º lugar, o brasileiro fez uma prova de ciclismo muito agressiva e entrou para os dez quilômetros de corrida na segunda posição. Segurou bem o ritmo até a metade da distância, quando suas pernas não aguentaram:

- Este ano, estou com uma pequena lesão que está dificultando meus treinos de corrida. Então, tentei ser agressivo para conquistar um resultado melhor. Talvez pudesse ter corrido um pouco melhor, mas não deu para segurar no fim. Se eu tivesse na forma que eu estava ano passado, chegaria ao pódio - disse o triatleta, que terminou a prova em 10º lugar.

Nascido em Descalvado, no interior de São Paulo, Reinaldo começou a carreira na natação e foi convidado para o triatlo quando tinha 13 anos. Aos poucos, foi se destacando e, em 2008, participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, terminando na 26ª posição. Aí, o objetivo passou a ser outro. O sonho era se destacar nas provas de Ironman, com o quádruplo da distância das provas olímpicas. Durante um ano, o sonho de disputar outra edição das Olimpíadas foi esquecido, até que um motivo o fez voltar:

- O grande diferencial foi que o Rio ganhou o direito de sediar as Olimpíadas de 2016. Eu estava partindo para as provas mais longas, quando mudei de ideia por ser uma oportunidade única, disputar as Olimpíadas em casa - disse o atleta, que disputou naquela temporada o Ironman do Havaí, prova mais tradicional da distância de 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42,195km de corrida. 

O ano de 2015 é de suma importância na preparação visando aos Jogos de 2016. Além de buscar pontos para a classificação olímpica, Reinaldo tem como objetivo o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos, o que seria um feito inédito, e a participação no evento-teste das Olimpíadas, em agosto:
- Seria muito bom ter uma prova no Rio todo ano, uma etapa do Circuito Mundial. Mas não depende só da gente. Então, o que importa é que ano que vem teremos o evento-teste. Sentiremos o clima dos Jogos - disse o triatleta.

O triatlo passou a ser disputado em Jogos Olímpicos em 2000 e, desde então, o melhor resultado do Brasil é a 11ª posição de Sandra Soldan, na estreia da modalidade. 


Foto: SESI
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar