Últimas Notícias

Torneio Cidade de Brasília: EUA despacham Argentina e vão para a decisão contra o Brasil


Gustavo Rodrigues de Vargas

A terceira e última rodada do Torneio de Brasília de Futebol Feminino foi responsável pela definição da outra seleção classificada para a final. E os resultados colocaram a badalada seleção norte-americana novamente no caminho do Brasil, em jogo a ser realizado às 18h45 do próximo domingo no Estádio Mané Garrincha. A noite de quinta-feira começou com uma já esperada vitória dos Estados Unidos sobre a Argentina. Mais do que isso: uma goleada responsável por reabilitar a seleção – até então pouco brilhante. As americanas enfrentarão um Brasil 100% até agora, com um desempenho irretocável e com várias atletas do elenco em um bom momento técnico e físico.

O time de Jill Ellis precisava de uma goleada sobre a Argentina e também de uma derrota da China para o Brasil no jogo de fundo. Por isso, desde o começo tratou de pressionar as argentinas em seu próprio campo de defesa. E duas jogadoras fizeram a diferença na partida, marcando os sete gols da partida. Logo aos 6 minutos, a meia Christen Press aproveitou uma sobra de bola na grande área e tratou de abrir o marcador. Faltavam mais seis gols para o objetivo ser alcançado, e a meta era marcar pelo menos a metade antes do intervalo. Abby Wambach desperdiçou uma chance inacreditável dentro da pequena área aos 22 minutos, quando furou em bola e perdeu a chance de ampliar a vantagem. Porém, um minuto mais tarde a experiente atacante serviu muito bem a novata Press, que invadiu a área e marcou o seu segundo na partida.

A vantagem chegou ao 3x0 oito minutos mais tarde, quando a meio campista Carli Lloyd marcou de cabeça o seu terceiro gol no torneio. Aos 40, mais uma jogada pela lateral acabou resultado em gol a favor das americanas. Pela direita, Ali Krieger cruzou, e Christen Press com um leve toque encobriu a goleira argentina. Três minutos mais tarde, Lloyd novamente aproveitou uma sobra de bola na grande área e mandou para as redes da goleira Minnig após bela jogada de Chalupny pelo lado esquerdo. No intervalo, o placar já mostrava um dilatado 5x0 para as americanas, que não tinham nenhum problema para segurar o ataque argentino, de pouca produção durante toda a partida.

Mesmo assim, a técnica Jill Ellis colocou o time mais no ataque, retirando uma lateral e mandando a campo a ofensiva Heather O’Reilly. A alteração mudou o esquema para o 3-4-1-2, com Lloyd na armação, Press e Wambach na frente. Se a ordem era definir a vitória por uma boa margem de gols logo cedo, deu certo. A um minuto e meio, Lloyd pegou bonito de pé direito e ampliou a vantagem americana para 6x0. A pressão continuou durante todo o segundo tempo. Abby Wambach perdeu outra boa chance aos 14 minutos, quando a goleira argentina fez uma linda defesa, espalmando a bola para fora. Mas Minnig não conseguiu segurar o chute de Rapinoe aos 32. Oportunista, Christen Press, artilheira do jogo, aproveitou o rebote e marcou o sétimo gol americano, o seu quarto no jogo.

A partir daí, o time americano somente administrou a partida, tentando o ataque em um lance esporádico. A Argentina até conseguiu ter mais o controle de bola, mas não finalizou. Terminada a partida, ficava a torcida das americanas pelo resultado da China. Com a vitória das brasileiras por 4x1, Brasil x Estados Unidos, as duas seleções mais vencedoras a disputar o atual torneio, decidarão o título da edição de 2014 do Torneio de Brasília de Futebol Feminino.

Argentina (4-3-1-2): 1-Elisabeth Minning; 16-Cecilia Ghingo, 4-Agustina Barroso (C), 5-Maria Sampedro, 7-Débora Molina; 3-Noelia Espíndola, 17-Aldana Cometti (2-Florencia Quiñones int.), 11-Florencia Bonsegundo; 18-Karen Venica (10-Fabiana Vallejos 71min); 9-Soledad James (14-Daniela Kippes 57min), 15-Yael Oviedo.
Técnico: Jorge Olarticoechea.

Estados Unidos (4-2-3-1): 18-Ashlyn Harris; 11-Ali Krieger, 6-Whitney Engen, 4-Becky Sauerbrunn, 16-Lori Chalupny (9-Heather O’Reilly int.); 12-Lauren Holiday (Kelley O’Hara 84min), 7-Morgan Brian; 23- Christen Press, 10-Carli Lloyd, 17-Tobin Heath (15-Megan Rapinoe int.); 20-Abby Wambach (2-Sydney Leroux 79min).
Técnica: Jill Ellis.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar