Últimas Notícias

Filme narra a luta da comunidade Vila Autódromo, vizinha das Olimpíadas


A remoção das famílias da Vila Autódromo ainda não é um assunto superado. Na última terça-feira, 18, o jornalista e historiador Felipe Pena lançou no Rio de Janeiro o longa "Se essa vila não fosse minha".  O filme narra o processo de remoção de parte das famílias das comunidade, localizada na Barra da Tijuca e vizinha ao Parque Olímpico do Rio 2016.  O documentário retrata a luta dos moradores que não querem deixar o bairro, existente há 40 anos.

Eles são contra a série de remoções da Prefeitura do Rio e a "extinção" do local, o que para os habitantes só privilegiaria a especulação imobiliária. Do início das obras na Zona Oeste da cidade até outubro deste ano, centenas de famílias foram realocadas para o Parque Carioca, condomínio oferecido pela prefeitura, também na Zona Oeste, próximo ao Riocentro. Muitas foram indenizadas e deixaram o bairro. Outras tantas, porém, não desistem, e permanecem no local. 

O documentário foi produzido de forma independente e estará presente em diversos festivais ao redor do país e do mundo. Na segunda-feira, o longa de Felipe Pena foi exibido em Pequim, na China, que também passou por processos de remoções para as Olimpíadas de 2008. Pena conheceu a comunidade quando voltava de um festival e mostra que os moradores vivem em meio a escombros de casas demolidas, falta de energia, água e saneamento básico.

- Fiquei sufocado quando fui lá. A poeira subia. Percebi que eles estavam demolindo metade da comunidade. A estratégia da Prefeitura é cruel. Ela diz que você pode ficar, mas não te dá condições para isso. Como metade desistiu da luta, quem sai, eles demolem a casa. São 200 famílias vivendo entre escombros. Quis registrar as histórias de quem seguiu lutando e também de quem saiu. Não me interessa a história oficial e sim dos dois lados. De quem saiu e de quem ficou. O programa Favela-Bairro nunca passou lá, nunca houve melhoria. É só uma pergunta, não uma acusação. Será que é por quê a região tem o metro quadrado a quase nove mil reais (R$ 9 mil)? E que vai virar um conjunto de prédios de classe média alta? É só uma pergunta - frisou Felipe Pena.

Líder comunitário da região, Altair Antunes Guimarães participou da primeira sessão do filme e diz que não pretende sair. Ele frisa que só deixa a Vila Autódromo se a justiça assim determinar. Grande parte dos moradores do bairro têm direito de uso dos lotes por 99 anos, dado em 1992, outros têm até registro do imóvel. Amparados pelo Ministério Público, até o momento os moradores têm respaldo para permanecer legalmente.

Quem sai é porque quer. O desejo da prefeitura é ver aquilo ali limpo. Mas muitas famílias querem ficar, não querem vender. O que queremos do prefeito é um projeto para os que querem ficar. Já estamos angustiados com toda essa demora. A remoção começou para o Parque Carioca, depois foram pagas indenizações. Fica no nosso entendimento que eles querem a área vazia. Temos direito de morar ali. Temos concessão do Governo do Estado, do Brizola (Leonel), de 30 anos, depois pelo Marcelo Alencar, de 99 anos. Se o Governo diz que podemos morar 99 anos ali, como o município diz que não? As Olimpíadas passam. As pessoas ficam - garante Altair Antunes Guimarães, que construirá uma creche com o dinheiro de um prêmio internacional conquistado pela comunidade.

Diretor do filme, Felipe Pena diz que acredita em um final feliz para quem ficar na comunidade.

- Foi mostrado que a comunidade não precisava ser removida, a UFRJ e a UFF mostraram isso cientificamente. Um projeto deles ganhou US$ 60 mil de um projeto internacional. Será que o legado é só ferro e concreto? E o legado humano? Urbanizar e deixar o legado humano seria o grande marco. E a vida das pessoas, a história de vida das pessoas? A Prefeitura poderia transformar isso em um símbolo do legado humano - explica Felipe Pena.

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro, das 583 famílias da Vila Autódromo, 280 tinham suas casas nas áreas onde serão duplicadas as avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno e também onde passarão obras de canalização de rios. Dessas famílias, 204 preferiram  o imóvel no Parque Carioca, outras 76 foram indenizadas. Outras 172 famílias que não seriam afetadas diretamente preferiram sair e foram reassentadas ou indenizadas.

No longa também há espaço para o cenário do Parque Carioca, onde diversas famílias estão satisfeitas com seu novo lar, a um quilômetro da Vila Autódromo.

- Quando o prefeito mostrou isso aqui, eu não acreditei. É muito bom. Quem ficar na Vila Autódromo está condenado - frisa moradora entrevistada no longa.

Outras, mesmo morando no condomínio, demonstram que se pudessem optar prefeririam uma casa.

- Eu não estou satisfeita aqui. Se pudesse escolher preferiria uma casa. Gosto mais. Aqui, em três meses, tem até infiltração no meu banheiro - diz uma moradora do Parque Carioca retratada no longa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro (SMH), a prefeitura sempre respeitou os moradores.

- O processo de negociação realizado entre a Prefeitura do Rio e os moradores da Vila Autódromo sempre foi transparente, com realização de diversas reuniões coletivas de esclarecimento e atendimento individual das famílias, como é de praxe em todas as ações de reassentamento realizadas na cidade, que são regidas por decreto municipal. A Prefeitura repudia com veemência qualquer acusação de uso de violência e desrespeito aos direitos das famílias da Vila Autódromo - frisa a SMH em nota.


Foto: Thierry Gozzer
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar