Últimas Notícias

Campeonato Mundial de Boxe Feminino 2014 - Dia 5


Por Gustavo Cardoso (@gucardm)

Na manhã desta sexta feira o Brasil incluiu mais uma atleta na lista de candidatos a medalha nas olímpiadas do Rio em 2016. Trata-se de Clélia Costa da categoria -51 kg no boxe feminino que hoje ao vencer a russa Saiana Sagataeva se garantiu na disputa da semifinal da categoria e já é uma das quatro melhores atletas do peso, que é disputado nos jogos olímpicos.

A Brasileira fez mais uma excelente luta contra a russa que era uma das favoritas vencendo por 2x1 com golpes bem consistentes e uma ótima defesa. Clélia com a vitória garantiu a única medalha do país nesse mundial e disputará uma vaga na final contra a americana medalhista olímpica Marlen Esparza na madrugada do dia 23.  A norte-americana, que é a favorita da competição, possui além do bronze de Londres, um  outro bronze no currículo que é o do mundial de Nova Délhi 2006 conquistado quando tinha apenas 16 anos.

Independente da cor, a medalha de Clélia é a terceira da história do país na competição, porém a primeira conquistada em peso olímpico. A primeira medalha veio da pugilista Ana Santos que foi bronze no mundial de Antalya na Turquia em 2002 na categoria -60 kg que dez anos depois viria a ser disputada em Jogos Olímpicos e que coincidentemente daria ao Brasil sua primeira medalha olímpica do boxe feminino com Adriana Araújo em Londres. Não dá pra considerar a medalha de Ana como peso olímpico já que a inclusão seria dez anos depois.

No mundial do  Barbados em 2010 Roseli  Feitosa se tornou até então a única pugilista latino americana a ser campeã mundial de boxe. Foi na categoria -81 kg que a brasileira realizou tal feito ao derrotar na final a medalhista olímpica cazaque Marina Volnova. Infelizmente a categoria não é olímpica e para tentar uma vaga nos jogos as lutadoras tiveram que baixar o peso para se enquadrar na – 75 kg. Ao contrário de Marina que foi bronze em Londres, baixar o peso não deu certo para Roseli que foi eliminada na primeira luta dos jogos.

Além de Clélia e Marlen Esparza a outra semifinal da categoria -51 kg é entre a inglesa Lisa Whiteside e a italiana Terry Gordini. As vencedoras lutam pelo título enquanto as perdedoras ficam com as medalhas de bronze.

Todas as quartas de final foram disputadas hoje, incluindo a final antecipada entre a russa Sophya Ochigava e a irlandesa Katie Taylor no -60kg. Olga derrubou ontem Adriana Araújo e parece que o esforço da dura luta não fez bem a ela, já que não compareceu no ringue hoje dando a vitória para a favorita irlandesa por W.O. Com isso, nas outras duas categorias olímpicas as semifinais são no peso leve ( – 60 kg)  Katie Taylor da Irlanda contra Yin Junhua da China e Estelle Mossely da França contra Yana Alekseeva do Azerbaijão e na categoria – 75 kg Nochka Fountun da Holanda contra Li Qian da China e Ariene Fortin do Canadá contra a campeã olímpica e super favorita Clarissa Shields dos Estados Unidos.

O Mundial dará uma pausa e volta com as semifinais no domingo pela manhã.

FOTO: Divulgação / CBBOXE

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar