Últimas Notícias

Jogos Olímpicos da Juventude 2014 - Dia 4


O quarto dia de competições valendo medalhas em Nanjing teve quatro pódios brasileiros e várias polêmicas na natação.

Já no início do dia o Brasil estava preparado para a disputa do 4x100m medley masculino, uma prova em que a medalha era muito provável, mas foram informados que um erro no banco de controle, ainda não se sabe se de dentro da delegação ou da FINA, tirou a equipe da disputa das eliminatórias. O Time Brasil ainda tentou entrar com recurso, negado pela arbitragem, e não pôde nadar a prova.

Fato que além de tirar uma medalha bastante cotada, pode ter interferido no psicológico dos nadadores. Matheus Santana conquistou a prata nos 50 metros livres, mas com o tempo de 22.43, muito acima de seu potencial. Para piorar, o chinês Yu Hexin, o jovem que já foi inscrito em competições com a data de nascimento em 1995 (o que tiraria o atleta dos Jogos), mas compete em Nanjing como nascido em 1/1/1996, foi o medalhista de ouro, com mais um tempo absurdo em relação às suas melhores marcas: 22.00. 

Em meio às polêmicas na natação, a delegação brasileira conquistou mais três medalhas na quarta-feira. Flávia Saraiva foi prata no individual geral da ginástica artística. Com um desempenho muito bom no solo e na trave de equilíbrio, Flávia teve bastante personalidade para encarar o salto sobre a mesa e as paralelas assimétricas, em uma disputa muito equilibrada que lhe rendeu a segunda colocação geral, atrás apenas da russa Seda Tutkhalyan, que chegou a cair no solo, mas somou a nota final de 54.900, contra 54.700 da brasileira. Medalha inédita para o Brasil.

(Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB)
Outra medalha inédita veio no tênis de mesa, com Hugo Calderano. Na disputa do bronze da chave simples masculina, Hugo bateu Heng-Wei Yang (TPE) por 4x2, em um jogo que parecia tranquilo quando o brasileiro abriu 3 games a 0, mas se tornou dramático no momento em que o asiático encostou em 3 a 2. De qualquer forma, Hugo Calderano se recuperou no sexto set e venceu por 12x10, garantindo a medalha de bronze.

Por fim, uma conquista que não conta para o quadro de medalhas brasileiro, mas tem seus méritos. Bianca Rodrigues fez parte da equipe sulamericana de hipismo que conquistou a medalha de prata nos saltos por equipe, atrás apenas da equipe europeia.

O desempenho brasileiro no quadro de medalhas ao término do quatro dia é exatamente igual ao desempenho final dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010.

No basquete 3x3 masculino o Brasil fez partidas duras, mas perdeu seus dois jogos do dia. Diante da Espanha os brasileiros caíram por 12x11 e contra a Rússia por 14x8. O feminino também sofreu revés, perdendo por 21x12 para a Hungria.

No tênis, Orlando Luz garantiu duas semifinais para o Brasil hoje. No simples ele bateu o belga Clement Geens por 2 a 0 (6-2 e 6-4), enquanto nas duplas, ao lado de Marcelo Zormann, venceu os peruanos Alvarez e Rosas. No remo, Uncas Batista venceu a final B do remo single skull e ficou com a 7ª colocação geral.

Na natação, entre as finais disputadas hoje, além de Matheus Santana, mais três brasileiros entraram na piscina. Andreas Mickosz ficou na 8ª colocação dos 200 metros peito, mesma posição de Giovanna Diamante nos 50m borboleta. Nos 50 metros peito masculino, Vitor Guaraldo ficou na 6ª colocação, com 25.85.

No atletismo, Anderson Cordeiro conseguiu a classificação para a final dos 400 metros. A única final alcançada no dia pelo Brasil.

Internacional
Ruta Meilutyte (LTU) encerrou sua participação em Nanjing com o ouro dos 100 metros peito. Na final, prova tranquila da nadadora, que terminou com o tempo de 1:05.39, mais de dois segundos à frente da medalhista de prata, Yun He (CHN).

Atletas comemoram medalhas no rugby com selfies

Nas finais do rugby sevens a França bateu a Argentina por 45x22 e ficou com o ouro no masculino. O bronze ficou com Fiji. No feminino, mais um show da Austrália, que derrotou o Canadá por 38x10 e assegurou o lugar mais alto do pódio. O bronze ficou com a China.

No tênis de mesa, o chinês Zhendong Fan mostrou que a renovação da China no esporte é uma realidade e venceu a final contra o japonês Yuto Muramatsu por 4 a 2. Grande campanha de Fan, que não deu chance para nenhum adversário.

Quadro de medalhas:
Ouro Prata Bronze Total
1. China 11 4 8 23
2. Rússia 9 6 4 19
3. Itália 4 3 2 9
4. Hungria 4 0 4 8
5. Grã -Bretanha 3 2 3 8
8. Brasil 2 3 1 6

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar