Últimas Notícias

Surto Games: Review do FIFA World Cup 2014


FIFA World Cup 2014 chama a atenção do público brasileiro por reproduzir oficialmente os 12 estádios que serão utilizados na competição que começa no dia 11 de junho. Mas além disso, a EA mostrou toda a sua competência para reproduzir no game todo o clima que cerca uma Copa do Mundo.

O FIFA World Cup 2010 foi o grande responsável por retomar o sucesso da série, após os jogos de 2002 e 2006 passarem ofuscados com o sucesso dos concorrentes Winning Eleven e Pro Evolution Soccer. Na ocasião, o marketing em torno de poder disputar não apenas a Copa, mas o caminho desde as eliminatórias com absolutamente todas as seleções filiadas à FIFA (o que justamente imortalizou o FIFA 98: Road to World Cup), além de criar animações inéditas que davam vida à torcida, pegou carona na crescente da EA sobre as concorrentes.

Ultrapassar um título tão aclamado pela crítica parecia uma missão ingrata, mas a Eletronic Arts conseguiu superar as expectativas e fazer do FIFA World Cup 2014 o jogo de futebol mais divertido da geração de consoles. Você pode conferir abaixo o porquê disso.


Modos de jogo
O game conta com 203 seleções licenciadas, ou seja, é possível jogar com qualquer país filiado à FIFA e utilizar seus uniformes reais de jogo.

O grande carro chefe do offline é o "Road to World Cup", que permite que o jogador dispute desde as eliminatórias até a Copa do Mundo com qualquer seleção. Ainda é possível escolher entre repetir o chaveamento utilizado por cada confederação continental ou criar um novo, moldando a qualificatória ao próprio estilo.

Além disso, enquanto as rodadas são jogadas, o game ainda simula os resultados de todas as outras eliminatórias em tempo real, permitindo ao jogador conferir quem se classifica em cada continente. Ainda estão presentes os modos de amistosos e a Copa do Mundo em si, que reproduz todos os jogos do mundial.

No online a grande novidade é o "Road to Rio", que se assemelha ao temporadas do FIFA convencional. O jogador deve passar pelos 11 estádios da Copa do Mundo em séries de confrontos antes de chegar ao Maracanã. A Copa do Mundo online ainda permite que o jogador dispute uma competição no formato da Copa.

Jogabilidade


O jogo se distanciou bastante do FIFA 14 em sua engine. Desde o anúncio, a informação era que os produtores buscaram desenvolver um jogo mais acessível ao público casual. FIFA World Cup 2014 não é um game para buscar o alto nível e atropelar todos os adversários que encontrar, e sim se divertir em cima de um jogo muito mais leve, veloz e imprevisível.

A dinâmica em campo é muito mais rápida do que os jogos anteriores, que prezavam por um futebol mais cadenciado. No World Cup a bola pode ir mais facilmente de uma área até a outra em questão de segundos, assim como qualquer descuido do jogador pode culminar em um gol adversário. Por isso, a média de gols tende a aumentar, e a partida fica eletrizante do início ao fim.

A mecânica de cabeceio ficou muito mais realista. Se antes o jogador parecia amaciar a bola durante o cabeceio, no jogo da Copa o toque ficou mais seco, dando uma direção não exata para a bola, assim como ocorre na realidade e o oposto do FIFA 14.

Para completar, os toques e jogo de corpo entre os jogadores ficou mais intenso. Por falar em jogo de corpo, a mecânica de trombadas também recebeu visíveis melhorias, em um trabalho que parece ser próximo à intenção da EA para as versões passadas.

Os passes também ficaram muito mais imprevisíveis. Em jogadas verticais e diagonais ficou muito mais fácil de acertar o pé do companheiro, mas o jogo exige muito mais da criatividade do jogador para achar espaços em campo e deixar seu atacante na cara do gol.

Por outro lado, quem utilizava o passe por cima (L1+triângulo) terá que se readaptar, já que o artifício ficou muito mais difícil de ser utilizado. A jogada que era alvo de grande reclamação por se distanciar da realidade, e agora ficou menos eficaz. Os toques de primeira ficaram mais rápidos e certeiros.

A mecânica dos chutes foi mais uma modificação. É muito mais fácil fazer um gol no FIFA World Cup do que nos jogos anteriores da EA, tanto na cara do gol quanto em pancadas de longa distância. 

Em contrapartida, o movimento dos goleiros ficou menos mecânico e mais realista. Talvez os produtores tenham exagerado um pouco, pois os guarda-redes tornam-se muitas vezes espalhafatosos, rebatendo mais bolas e com dificuldades para encaixar.


Gráficos
A disposição dos menus continua a mesma, mas com uma nova roupagem gráfica, que inclui uma grande mistura harmoniosa entre as cores verde, amarelo e azul.

A interface durante as partidas também foi modificada em busca de uma melhor representação da cultura brasileira, que é marcada justamente pela diversidade. O placar padrão utilizado pela FIFA não foi adotado para o 2014, que criou novos modelos para cada situação.

O grande forte do FIFA World Cup 2014 são as imagens dos estádios. Os 12 estádios do Mundial possuem introduções personalizadas, que mostram o exterior e interior dos locais de competição em cenas que deixam qualquer fã da série de boca aberta.

Além disso, é criado todo um ambiente de Copa do Mundo em torno deles, com placas de publicidade utilizadas pela FIFA e mudanças de câmeras de acordo com o ângulo em que a partida é transmitida na televisão.

A torcida interage com o que está ocorrendo em campo durante as animações, como em mosaicos ou expressões de alegria ou tristeza. A novidade para o jogo é que também existem imagens dos torcedores nas ruas dos países, reproduzindo locais símbolos de cada um, como o Arco do Triunfo na França, ou Capitólio, nos Estados Unidos.


Trilha sonora / narração


Diferente da série anual, o FIFA World Cup traz uma trilha mais plural, com músicas animadas e que possui como carro chefe o som oficial da Copa do Mundo. O foco gira em torno de diferentes batidas, com certa semelhança com o game de 2010.

Thiago Leifert e Caio Ribeiro narram pela primeira vez o jogo da Copa, mas com a experiência de trabalhar com a EA desde o FIFA 13. Aliás, a grande maioria das falas são conhecidas por quem jogou a versão nacional dos últimos dois FIFAs, no entanto, foram adicionados inúmeros callnames (narração do nome dos jogadores e equipes) de todas as seleções presentes na Copa, além de comentários personalizados sobre estádios, eliminatórias e piadas em cima da Argentina.

Tanto o narrador quanto o comentarista fortalecem o tom recreativo do jogo e dividem opiniões. Para quem não gosta da dupla, é possível desabilitar a narração ou escolher a opção em inglês.


Conclusão


FIFA World Cup 2014 trazia consigo muita responsabilidade, tanto por ser um segundo jogo na temporada do FIFA, quanto por representar a primeira Copa do Mundo no Brasil na era dos vídeo-games.

E a EA conseguiu superar as expectativas, criando um jogo divertido desde o momento em que o vídeo-game é ligado por todo seu trabalho com imagens e jogabilidade. Certamente uma masterpiece entre os jogos de futebol.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar