Últimas Notícias

Casa do judô: Centro Pan-Americano deve ficar pronto em até 60 dias


A paisagem da orla de Ipitanga, no limite entre Salvador e Lauro de Freitas, vai se transformando aos poucos. O destino de muitos turistas que visitam a capital baiana está ganhando um novo atrativo. Em parte do terreno do antigo kartódromo Ayrton Senna, está tomando corpo o que promete ser a principal referência do judô brasileiro: o Centro Pan-Americano de Judô (CPJ).

Prometido desde 2011, o local teve as obras iniciadas no segundo semestre do ano passado. O previsto era que estivesse concluído em março e a inauguração fosse realizada em abril deste ano. No entanto, a construção ainda está na fase final e, segundo os responsáveis, só deve terminar dentro de 45 a 60 dias.

O CPJ será utilizado para treinamentos das seleções baiana e brasileira, além de abrigar ações de iniciação e formação no esporte. O principal motivo da construção do centro, no entanto, é a preparação e aclimatação dos atletas de judô dos países pan-americanos, que disputarão os Jogos Olímpicos Rio 2016.

No embalo das Olimpíadas, o complexo é visto como uma possibilidade de transformar o esporte na Bahia. A Federação Baiana (Febaju) e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) têm conversado constantemente para definir os passos da estrutura após a inauguração. A gerência ficará a cargo da CBJ, que promete ceder o espaço para que haja o aproveitamento por parte de novos talentos.

- A grande mudança será o intercâmbio que os atletas baianos terão. Investir no alto rendimento é muito caro. O Centro Pan-Americano vai facilitar este intercâmbio. O atleta baiano poderá treinar com grandes nomes do judô mundial – comenta o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas.

Aprovação nacional

Antes mesmo de ser inaugurado, o Centro Pan-Americano de Judô tem movimentado o esporte. Em janeiro deste ano, as obras receberam visita de atletas e do vice-presidente da CBJ, Marcelo França. Com 50% do empreendimento construído, a avaliação foi positiva.

Uma nova vistoria será realizada no próximo mês, mas desta vez o projeto passará pela avaliação dos integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI). Quando inaugurado, o CPJ será gerido pela CBJ, que determinará o calendário de competições.

- Independente do calendário que será elaborado pela Confederação, está em discussão um desafio entre Brasil e Itália para o segundo semestre deste ano – informou o secretário do trabalho, emprego, renda e esporte, Nilton Vasconcelos.

O Centro Pan-Americano de Judô

As obras do CPJ foram lançadas em agosto do ano passado, em Salvador, com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O canteiro chegou a contar com 380 funcionários, mas atualmente 315 pessoas trabalham na construção. 

O Centro Pan-Americano do Judô tem 20 mil metros quadrados à disposição dos atletas, sendo mais de 13 mil em construções dos três prédios - Administrativo, Ginásio e Alojamentos. O ginásio climatizado terá oito áreas oficiais com quatro dojôs e capacidade para receber 1.900 pessoas. 

Os alojamentos terão 20 suítes duplas e sete triplas para atletas, com salão de estar e sala de jogos, além de 18 suítes e 10 apartamentos para dirigentes. O auditório poderá receber 200 pessoas. Haverá, ainda, um centro de preparação e recuperação física de atletas e outro de capacitação profissional; sala vip e estrutura administrativa com um restaurante e um museu, além de uma quadra poliesportiva, piscina de relaxamento e uma pista de corrida.

O empreendimento é viabilizado financeiramente pelo  Ministério do Esporte e pelo Governo da Bahia,  em parceria com a Confederação Brasileira de Judô e a prefeitura de Lauro de Freitas. O orçamento total da obra é de R$ 29,2 milhões - são R$ 9,7 milhões de recursos estaduais e o restante bancado com verbas federais.


Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com
Fonte: Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar