Últimas Notícias

Após pressão do COI, governo da passo para construção de Deodoro


Depois da pressão do COI (Comitê Olímpico Internacional), foi definida a data de publicação do edital de licitação para o Complexo Esportivo de Deodoro: 17 de abril.

As obras no local, que abrigará 11 modalidades dos Jogos de 2016, deveriam ter começado no ano passado.

O complexo é a principal preocupação do COI em relação aos atrasos para a Olimpíada de 2016.

Com a publicação do edital, também serão definidos conteúdos do escopo, custo e cronograma da obra. 

A estimativa é que os trabalhos se iniciem em setembro, a tempo para o evento-teste de hipismo que acontece em agosto de 2015. 

A situação da preparação no Rio é considerada tão crítica pelo COI que a entidade anunciou anteontem uma intervenção para tentar resolver os problemas.

O diretor-executivo do COL, o suíço Gilbert Felli, virá todo mês ao Rio para acompanhar a evolução das obras para a Olimpíada. 

O objetivo é pressionar os governos para acelerar os projetos para os Jogos - até a intervenção, as visitas ocorriam de três em três meses.

Além da contratação de um especialista para monitorar de perto as obras, três grupos de trabalho serão criados para desatar nós em áreas consideradas problemáticas pelo COI: acomodações, infraestrutura e integração entre as diversas esferas do governo.

A avaliação de membros do COI é que decisões que devem ser tomadas em conjuntos estão sendo adiadas, colocando em risco andamento de projetos. O presidente do COI, o alemão Thomaz Bach, usou o termo ''paralisia política'' para definir a situação.

Felli participará de uma conferência telefônica com membros de entes governamentais e com o comitê organizador na segunda-feira.

O diretor-executivo do COI também deverá ir ao Rio daqui a duas semanas.

INFRAESTRUTURA

Outro evento que acontecerá na próxima semana - na esteira da pressão do COI - é o anúncio das obras de infraestrutura do Rio, que servirão para uso na Olimpíada.

Chamada de Plano de Antecipação de Políticas Públicas, o documento será divulgado, com atraso, na próxima quarta - ele deveria ter sido anunciado em março.

As obras serão realizadas pela Prefeitura do Rio e governos do Estado e federal.

Fonte: Folha




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar