20 anos da conquista do 1º título da Liga Mundial de Vôlei pelo Brasil








Hoje é uma data especial para o vôlei brasileiro. Há 20 anos, a seleção masculina conquistou a primeira de suas nove Ligas Mundiais, provando que o Brasil, após a medalha de ouro conquistada em Barcelona, veio para ficar como uma das grandes forças da modalidade.

Na época a seleção base ainda era a campeã Olímpica, com a base de Tande, Marcelo Negrão, Carlão, Paulão, Giovane e Mauricio, com José Roberto Guimarães no comando.

A campanha brasileira na 1ª fase da competição foi excelente. O Brasil estava na chave A, com Rússia, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Grécia, e em 20 jogos (dois contra cada seleção) foram 15 vitórias e 5 derrotas, se classificando para as semifinais, que seriam realizadas no Ibirapuera, em São Paulo.

Em um ginásio abarrotado e pintado de verde, azul e amarelo, os brasileiros bateram na semifinal a tricampeã, única campeã até então da Liga e melhor equipe da 1ª fase,a Itália por inapeláveis 3-0 (15-11, 15-11 e 15-9) levando a loucura a torcida.

Eis que chega a final, contra a Rússia. Brasileiros e russos se enfrentaram quatro vezes na primeira fase, sendo que cada um venceu dois jogos. A Rússia venceu os dois por 3-1 jogando em casa e o Brasil levou os seus por 3-0, jogando no Brasil.

O primeiro set foi avassalador. Brasil fazendo 15-2 nos russos sem piedade e abrindo 1-0. No segundo, um 15-13 que refletia mais o equilibrio das duas equipes. No último set, em um bloqueio de Carlão, fecha o jogo em 3-0 e dava inicio a uma grande festa, que consolidou o vôlei como um dos grandes esportes do país.

Equipe: Tande, Marcelo Negrão, Carlão, Paulão, Giovane, Mauricio, Max, Pampa, Jorge Edson, Kid, Talmo e Douglas

O jogo final está na integra no You Tube, dividido em 12 partes, com a transmissão da Bandeirantes e narração do Luciano do Valle. Seguem os vídeos:












Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes